Arnold Schwarzenegger – Treino para Peito e Costas

By março 20, 2013Celebridades, Outros, Treinos

Arnold Schwarzenegger - Treino Peito e Costas

 

Arnold Schwarzenegger: The Superset Man

Depois de todos os sucessos de bilheteria (e fracassos), de todo a fama e fortuna, é fácil esquecer que Arnold Schwarzenegger é, antes de tudo, um rato de academia. O cinco vezes Mr. Universo e sete vezes Mr. Olympia passou incontáveis ​​horas labutando em academias de todo o mundo, empurrando, puxando e erguendo toneladas e toneladas de ferro. O objetivo de seus esforços era bem simples, se tornar o melhor fisiculturista do planeta.

Arnold continuamente aprimorou suas habilidades, aplicando uma disciplina rigorosa para os treinos no ginásio (que mais tarde utilizaria em seus filme e carreiras políticas). Mas talvez, as maiores características de Arnold Schwarzenegger eram: ser destemido e não ter medo do novo. Enquanto muitos de seus colegas de musculação seguiam cegamente métodos arcaicos, estabelecidas décadas antes, Arnold sempre procurou formas novas de aumentar a intensidade de seus treinos (sem a preocupação doentia com o overtraining, tão comuns hoje em dia).

 
O Começo

Durante meados dos anos 1960, no início de sua carreira competitiva, Arnold Schwarzenegger seguia um programa bem simples, que havia sido montado para ele pelos fisiculturistas mais velhos de sua academia na Áustria (primeiro ginásio em que treinou). A rotina era correta, porém básica. E não era do tipo que iria transformar um jovem de uma pequena cidade austríaca em um sucesso mundial. Como seu próprio desenvolvimento superou o de seus mentores, Arnold Schwarzenegger percebeu que, se não encontrasse maneiras de aumentar a intensidade de seus treinos ele provavelmente encerrar sua carreira sendo conhecida apenas por ter vencido o Mr. Europa. Nessa busca incessante pela perfeição Arnold Schwarzenegger chegou aos “Princípios de Weider“, conceitos e técnicas avançadas concebidas pelo mestre Joe Weider para aumentar a intensidade dos treinos com peso. E foi assim até o final dos anos 60! Utilizando seu próprio treinamento para construir músculos, que envolvia:

  • Seis dias de treino por semana
  • Duas vezes por dia
  • Utilizando muitos dos “Princípios de Weider” (incluindo o seu favorito: as Superséries)

 
 

 
Arnold Schwarzenegger - Treino Peito e Costas

 
Arnold Schwarzenegger - Treino Peito e Costas

 
O Mitológico Treino Peito/Costas

A rotina Peito/Costas do mestre era formada por 9 exercícios:

  • Quatro para o peitoral
  • Quatro para as costas
  • Pullover (que é um exercício coringa que trabalha o dorso e os peitorais, abrindo a caixa torácica)

 
No total, Arnold Schwarzenegger treinava por cerca de 1 hora conjugando peito e costas, sem descanso durante as superséries e com apenas 60 a 90 segundos de intervalo entre as séries. Depois do treino o mestre ainda trabalhava por alguns minutos frente ao espelho contraindo seu dorsal e peitoral para que os resultados se amplificassem.

Do início ao fim do treino Arnold Schwarzenegger trabalhava na exaustão. No final da batalha o mestre saia encharcado de suor e com falta de ar (segundo ele). Diz a lenda que Joe Gold (fundador e proprietário da mitológica Gold’s Gym) mantinha um tanque de oxigênio à disposição de Arnold e seus parceiros de treinamento, para ajuda-los a se recompor do esforço brutal pós-treino. Claramente, os treinos não foram em vão! A circunferência torácica de Arnold Schwarzenegger esticava uma fita métrica a improváveis 57 polegadas (145 centímetros). Marca que ainda figura entre as maiores do bodybuilding mundial.

 
Arnold Schwarzenegger - Treino Peito e Costas

 
Arnold Schwarzenegger - Treino Peito e Costas

 
Supersérie III – Crucifixo // Remada Curvada

Arnold era um mestre na técnica de treinamento com pesos! E em um exercício em especial sua maestria se tornava ainda mais evidente, na execução do Crucifixo Reto. Se você analisar a maioria dos mortais treinando Flyes, vai notar que 90% trazem os halteres mais, ou menos, na linha do peitoral e na sequência empurram com toda força para cima até os dois pesos se encontrarem no alto. Arnold Schwarzenegger fazia quase o oposto! Ele baixava os cotovelos o máximo possível, afim de trazer os halteres na linha do banco. Em seguida ele elevava os pesos de volta para cima, formando um arco perfeito, até a tensão na musculatura do peitoral terminar (o que acontece antes dos halteres se encontrarem em cima) e descia novamente. Ou seja, ele descia mais os pesos e nunca deixava os halteres se encontrarem no topo!

Para executar a Remada Curvada, Arnold utilizava uma caixa para obter uma maior amplitude do movimento, mantinha o tronco praticamente paralelo ao solo e executava as puxadas com precisão cirúrgica.

Normalmente, ele realizava séries de 15/12/10/10/10 repetições para cada um dos exercícios dessa supersérie.

 
Arnold Schwarzenegger - Treino Peito e Costas

 
O Gran Finale – Pullover

Existe até hoje uma grande discussão sobre qual o melhor exercício para abrir a caixa torácica. Ok, muito válido! Mas na opinião do Grão-Mestre o melhor exercício para cumprir essa função é o glorioso (e hoje em dia esquecido) Pullover. Arnold Schwarzenegger executou Pullover por toda a sua carreira profissional! O fato é que, independente do Pullover abrir a caixa, ou não, ele é um dos melhores exercícios para a base da asa e para o Serrátil (músculos bem difíceis de serem trabalhados). Além disso o Pullover ajuda a expandir o músculo peitoral, causando um efeito de maior volume, comum nos atletas da Golden Age (época em que Arnold reinava absoluto).

O mestre costumava executar o Pullover de atravessado no banco, pois (segundo ele) conseguia firmar melhor seus pés no chão e também baixar os quadris, conseguindo assim mais potência e amplitude para executar o movimento.

“Você não acredita a dor no externo que este movimento produz!” // “Esse exercício literalmente estica o seu peito, forçando-o a crescer.” – Arnold Schwarzenegger

Apesar de estar praticamente em seu limite físico e em estado de total fadiga, Arnold mantinha as 5 séries para o Pullover. E pasme, executava entre 15 e 20 repetições para cada série do exercício até finalmente finalizar o treino.

 
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Pós-treino // Contrações de Iso-tensão

Arnold Schwarzenegger sempre finalizava seus treinos com alguns minutos de poses e contrações de iso-tensão. Ele acreditava que inundar ainda mais seus músculos de sangue faria com que eles obtivessem uma aparência mais densa e ao mesmo tempo definida.

 
Conclusão

Após cerca de 60 minutos de treino de intensidade máxima e alguns quilos de suor derramados na eterna Gold’s Gym Venice, o treino matutino do mestre Arnold Schwarzenegger estava finalizado!

“Quando eu ia para o chuveiro me sentia extremamente exausto, porém alegre, como um boxeador peso pesado que luta por 15 rounds e finaliza o adversário com um grande nocaute no final!”

Palavra do maior de todos!

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