Motivação – 10 Dicas para Treinar Mais Pesado

Motivação - 10 Dicas MuscleMass

 

Motivação – 10 Dicas para Treinar Mais Pesado

 
Motivação é a chave para conseguir manter os ganhos dia após dia. A menos que você seja um iniciante, é bem provável que já tenha sido pego pelo desânimo e falta de motivação para treinar. Aquela preguiça que chega bem na hora de ir para a academia e aquela voz dentro da sua cabeça dizendo: “Pra que ir para academia? Seu braço não passa de 41cm mesmo! Fica aqui jogando vídeo-game!” Esse problema é mais comum do que você imagina. e vai se agravando conforme você percebe que seu supino reto não passa dos 80kg, seu agachamento não ultrapassa os 100kg e pior, você não consegue mais fazer as 15 repetições na barra fixa como no mês passado. Essa é uma reação em cadeia, um efeito dominó que tende a puxar você cada vez mais pra baixo, até finalmente você abandonar os treinos por falta de motivação.

Se esse é o seu problema, não se preocupe! Isso acontece com 9 entre 10 pessoas, incluindo atletas profissionais de todas as modalidades. Por isso novato, ou veterano, elaboramos algumas dicas que podem vir a te socorrer nesses momentos de infortúnio e falta de fé em si mesmo. Esperamos que com elas você coloque a locomotiva de volta nos trilhos e continue em busca dos seus objetivos físicos e atléticos! Vamos a elas:

 

1- Parceiro de Treino

Você treina sozinho à tempos, pensa que assim é melhor para atingir seus objetivos, pois não fica jogando conversa fora entre as séries. Realmente você está certo! Mas apenas sobre conversar entre as séries. Treinar com um parceiro que possui os mesmo objetivos que você pode ser um grande estimulo, pois quando você estiver mal ele vai te motivar. Ou você vai se motivar ao vê-lo treinar pesado. Outro ponto positivo é que ter um parceiro de confiança vai inspira-lo a ir além dos seus limites! Você vai treinar ainda mais pesado, pois sabe que ele estará ali para te auxiliar. Mas não esqueça de uma regra básica para se treinar em dupla! Enquanto você faz sua série ele descansa e te auxilia, e enquanto ele faz a dele, você recupera o ar e o ajuda. Sem conversa fiada entre as séries!

 

2- Diário de Treino

Nada mais motivador do que pegar o seu diário de treino e perceber que ganhou 2cm de bíceps em apenas 2 meses, ou que em 15 dias passou a fazer supino com 10kg a mais. São essas pequenas coisas que vão te dar energia pra voltar ao ginásio no dia seguinte. Deixar de ter esse controle é uma falha que 90% de quem treina comete. Por isso não deixe de ter o seu diário! O Arnold tinha o dele!

 

3- Música e Motivação

Toda academia tem música ambiente. Isso é fato. Porém as músicas reproduzidas geralmente são as que estão no Top 10 da Billboard, ou as que tocam na balada mais popular da sua cidade. Isso não quer dizer que elas estimulem você em particular! Provavelmente você tem um gênero musical preferido, seja Hard Rock, Metal, Rip Hop, ou Lady Gaga, o que importa é que a sua playlist ajude a bombar o seu treino. Você tem que sentir como se pudesse esmagar alguns kilos de ferro com as mãos!
Escutar uma seleção de músicas que te estimulem, durante o treino, aumenta a sua resistência física e te ajuda a treinar até 15% mais tempo do que o normal, segundo o pesquisador Costas Karageorghis, da Universidade de Brunel, na Inglaterra. As ondas elétricas do som da música chegam ao cérebro, onde estimulam a produção de adrenalina (que te deixam pilhado) e de sensores ligados ao prazer e às emoções que por sua vez estimulam a produção de endorfina, afastando assim o cansaço e o desconforto que alguns sentem durante o treino. Por isso escolha bem as músicas, jogue no seu MP3 player e parta para o ginásio amaçar algumas anilhas!

 

4- Estipule Metas para Seus Treinos

Essa é uma grande dica e que realmente funciona! Nós somos movidos por metas. E essas metas precisam de prazos para serem cumpridas. Vamos imaginar que você tem que entregar um trabalho (meta) na segunda-feira até as 17h00 (prazo). Se não entrega-lo no prazo, você não cumprirá sua meta e consequentemente não atingirá seus objetivos. Não atingir seus objetivos vai te puxar pra baixo fazendo com que você perca a motivação e caia no efeito dominó que vai cada vez agravar mais a sua situação.

Com os treinos também funciona assim! Estipule metas realistas e busque bate-las. “Ah mas o que é meta realista?” Meta realista é ter em mente algo possível de ser realizado. Não adianta nada você estipular como meta que em 1 mês vai fazer agachamento com 180kg, sendo que hoje você faz com 90kg. Isso é irrealista e praticamente impossível. Agora imagine que você treinou agachamento hoje com 90kg. Ao final do treino você estipulou como meta agachar com 95kg no próximo. Esse é o pensamento correto. Isso é meta realista.

 

Motivação para Ganhar Massa Muscular

 

5- Faça uma Aposta

Atenção: Utilize essa dica com bom senso!

Chame seu parceiro de treino, ou amigo, ou qualquer pessoa e sugira uma aposta. Fale sobre o seu objetivo e estipule um prazo para cumpri-lo e aposte que você consegue fazê-lo. O prêmio pode ser um almoço, suplemento, ou mesmo dinheiro. O que importa é ter algum significado pra você (emocional ou financeiro).

O ser humano é extremamente competitivo, nenhum de nós gosta de perder! Use isso a seu favor como fator de motivação. Seu cérebro vai trabalhar dobrado e exigir o seu máximo para ficar com o prêmio! Faça o teste e verá!

 

6- Mude o Seu Treino

Cair na rotina (literalmente) deixa até o marombeiro mais ferrenho desmotivado. Manter o mesmo treino por longos períodos é, além de chato, muito prejudicial ao ganho de massa muscular. O nosso corpo se adapta muito rápido aos estímulos a qual está sendo submetido fisicamente. Por isso é extremamente importante que você mude seu treino de 6 em 6 semanas. Se você está na academia a mais de 3 anos, pode ser que precise mudar sua rotina em até menos tempo afim de não estagnar.

Mude a ordem dos exercícios, aumente o peso, diminua as séries, utilize supersets, etc, etc, etc……….Faça qualquer coisa, mas não deixe seu treino cair na mesmice! Além de ser um fator desmotivador, ainda vai diminuir os seus ganhos!

 

7- Mude Seu Mindset

Você é do tipo que vai para o ginásio pensando: “Será que hoje eu consigo levantar aquele peso?” Se sim, provavelmente você não conseguiu. Pensamentos desse tipo só te levam a um lugar, o Hall da Famas dos Perdedores! A partir de hoje, mude o seu jeito de pensar não só antes de ir para academia, mas em todas as áreas da sua vida. Procure mentalizar algo mais ou menos assim:

“Hoje é o meu dia. Eu sou o cara e vou fazer acontecer. Vou agora para academia e vou levantar o peso que eu quero!”

Pode parecer arrogante e convencido. E é pra ser mesmo! Precisa ser! Para ultrapassar os seus limites você precisa de uma grande dose de confiança, ou então estará fadado ao fracasso. Você tem que se sentir capaz de fazer, pois só assim vai conseguir!

 

8- Inspire-se em Alguém que já Chegou Lá

Sabe aquele cara que tem o físico que você queria ter, ou que pega o dobro de peso que você na academia? Vai falar com ele! Peça um minuto de atenção e pergunte como ele conseguiu chegar lá e que dicas ele pode te dar pra você também alcançar os seus objetivos.

Ver que alguém já realizou o que você quer fazer te incentiva e te motiva a correr atrás. Como diz o ditado: Se ele pode, eu também posso!

 

9- Visualise

Existe no seu corpo uma arma muito mais poderosa que seus músculos. A sua cabeça! Ela tem o poder de fazer acontecer o que você quiser. Basta você visualizar. Defina bem um objetivo e visualize a si mesmo fazendo com que ele aconteça. Pense sempre nisso. Visualize você conseguindo, sinta como se você já tivesse feito aquilo. E o que você quer vai acontecer na vida real!

Dedique alguns minutos do seu dia a meditação. Fique em silêncio em algum lugar tranquilo. Feche os olhos e imagine você erguendo 120kg no supino reto. Sinta a sua força, o seu peitoral trabalhando e o suor escorrendo por sua testa. Observe você fazendo aquilo acontecer. E aquilo vai acontecer. Tente fazer esse exercício antes de ir para o ginásio. Trabalhe a mente antes dos músculos.

 

Motivação - 10 Dicas MuscleMass

 

10- Dê um Tempo

Se tudo isso que falamos aqui falhar, talvez você precise de uma pausa nas atividades para descansar e relaxar. As vezes é preciso ficar longe por uns dias para que a motivação volte. Talvez a sua cabeça esteja cansada, e não seus músculos. De um tempo a ela! Faça uma viagem no feriado, ou simplesmente pare por uma semana. Saia da rotina, coma pipoca com refrigerante, pizza no almoço e lanche no jantar! Faça tudo o que está com vontade de fazer!

Pode parecer difícil simplesmente parar, mas isso vai fazer com que suas baterias se recarreguem. Lembre-se! A falta de motivação não é um problema físico e sim mental. Coloque a cabeça no lugar e tudo voltará ao normal!

 

Conclusão

Essas dicas funcionam! Pode acreditar! Se você está tentando construir músculos, queimar gordura, ou simplesmente melhorar a sua performance atlética, essa injeção de motivação vai te ajudar. Tente implementar algumas dessas dicas no seu dia a dia. Você vai quebrar platôs com mais violência que o Chuck Norris!

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