BCAA e Ganho de Massa Muscular

 
Uma das coisas primordiais quando o objetivo é construir massa muscular é obter um aminograma o mais completo possível. Os aminoácidos mais importantes e chamados de essenciais são os da cadeia ramificada, ou BCAA‘s (Branched-Chain Amino Acids), são eles: Leucina, Isoleucina e Valina. Nesse artigo vamos explicar o porque esse suplemento deve estar no seu armário.

 

Por que Suplementar com BCAA’s?

 

1- BCAA’s Aumentam a sua Imunidade

Um dos primeiros resultados da suplementarão com BCAA‘s é a melhora na função do sistema imunológico. Ou seja, suplementando com BCAA você adiciona uma blindagem ao seus sistema imunológico, com isso diminui as chances de ficar doente. “Tá, mas pra que isso me interessa? Eu só quero ganhar massa muscular!” Claro, só que pra ganhar massa muscular você precisa treinar pesado, e treinando pesado você vai levar um stress enorme ao seu corpo o que vai liberar um monte de cortisol na sua corrente sangüínea e consequentemente baixar sua imunidade. Logo, se você não estiver com o sistema imunológico forte, não vai agüentar treinar 1 mês sem ficar doente, o que vai diminuir e muito seu ganho de massa muscular. Outra coisa, imunidade baixa diminui a capacidade de recuperação muscular tornando assim todo o processo de construção de músculos mais lento.

Vale lembrar que os aminoácidos da cadeia ramificada (BCAA’s) não são produzidos pelo corpo! Você precisa se abastecer diariamente deles na sua dieta. Por isso coma carnes, laticínios e suplemente com BCAA’s! Não só para ganhar massa magra, mas também para manter seu sistema imunológico em alta e longe das doenças que vão te atrapalhar.

 
2- BCAA’s Aumentam a Síntese de Proteína

Se você quer ganhar massa muscular a sua maior preocupação deve ser em aumentar a síntese de proteína no corpo. Seus músculos só vão crescer quando você reparar o estrago feito pelos exercícios e para isso acontecer você precisa de uma elevada taxa de síntese de proteína. É ai que entra mais uma vez os BCAA’s, eles mandam a sua de síntese de proteína lá pra cima (principalmente através da Leucina que ativa o mTOR), ajudando assim seus músculos ficarem maiores em menos tempo. BCAA’s aceleram ainda mais a síntese de proteínas se combinados com a insulina, ou seja, ingerir aminoácidos junto com um carboidrato é uma boa pedida, principalmente depois dos treino.

 
3- Com BCAA’s Você fica Longe do Catabolismo

Evitar o catabolismo é prevenir a perda de massa muscular. A todo momento o seu corpo está sob stress. Quando você pratica uma atividade física intensa, esse stress é ainda maior. Como já falado acima e em artigos anteriores, o stress desencadeia a liberação de um hormônio chamado Cortisol. Esse hormônio é o grande responsável pelo catabolismo, e se você pretende ganhar músculos é bom ficar longe dele. A melhor maneira de evitar o catabolismo é inibindo a liberação de cortisol pelo organismo e um dos inibidores do cortisol é justamente os BCAA’s. Quando o organismo detecta os aminoácidos essenciais no sangue ele automaticamente envia um sinal para o corpo dizendo que está tudo bem e que ele pode manter o funcionamento normal de suas atividades. Isso quer dizer que, além de construir músculos, os BCAA’s ajudam você a evitar a quebra de massa magra mantendo seu corpo sempre em um balanço nitrogenado positivo e anabólico.

 
BCAA - Leucina, mTOR e Síntese de Proteínas
 

 
BCAA - Como Funciona

 
Produtos para Aumentar a Eficiência dos BCAA’s

Muitas vezes compramos suplementos e achamos que eles sozinhos vão resolver nossos problemas. Isso não passa de uma grande ilusão. A melhor maneira de aumentar a eficiência de um suplemento é ter um bom plano nutricional e combina-lo com suplementos pontuais e com potencializadores. No caso dos BCAA’s temos as seguintes substâncias como potencializadoras:

  • Cromo: encontrado na forma de picolinato. O Picolinato de Cromo aumenta a eficácia da insulina no corpo. A insulina é um dos elos essenciais para o ganho de massa muscular. Ela ajuda a levar os nutrientes para dentro das células mais rapidamente, ajudando na recuperação muscular e na manutenção da síntese de proteína. Combinando um suplemento que aumenta a eficácia da insulina (como o Cromo), você terá um melhor aproveitamento dos BCAA’s, pois o mesmo será melhor absorvido dentro das células musculares.
  • Zinco/Vitamina B-6: O zinco é um regulador da insulina. O seu co-fator é a vitamina B-6 que é um intermediário importante no metabolismo dos aminoácidos, por isso, atletas que tem dietas ricas em aminoácidos devem tomar um pouco a mais dessa vitamina visando uma melhor absorção dos mesmos.
  • Vitamina B-12: Outro nutriente que maximiza a síntese de proteína e o metabolismo dos aminoácidos.

 
BCAA - Como Usar

 
Conclusão

Se ficar mais forte, ou maior, é o seu objetivo (e é o de quase todo mundo), então você deve considerar a adição de BCAA’s ao seu arsenal nutricional. BCAA’s ajudam a evitar o catabolismo muscular e contribuem muito na recuperação muscular pós-treino (o que faz os músculos crescerem). Além disso, pesquisas recentes apontam a Leucina como o aminoácido chave no aumento na síntese protéica muscular através da ativação do mTOR. Se resultado é o que você busca, não deixe os BCAA’s fora do seu armário!

MUSCLEMASS.COM.BR
#TRAINHARD #NOEXCUSES

 

Referência:

  1. Am J Physiol Endocrinol Metab. 2012 Mar;302(5):E510-21. Epub 2011 Nov 29.
  2. J Nutr. 2006 Feb;136(2):529S-532S.
  3. Current Therapeutic Research 2000 61(1): 19-28.
  4. J Nutr. 2010 Mar; 140(3): 496-500.
  5. Int J Sports Med. 2007 Jun;28(6):531-8.
  6. Muscle Nerve. 2010 Jun; 41(6): 800-8.
  7. Am J Physiol Endocrinol Metab. 2005 Apr; 288 (4): E645-53.

 
Atenção: É proibida a cópia ou alteração de qualquer texto, ou conteúdo dos sites MuscleMass. A cópia do material presente neste site está sujeita às penalidades do DMCA que podem gerar a exclusão do conteúdo do seu site dos resultados do Google. Caso queira fazer uso do material MuscleMass entre em contato conosco.