Carnaval e Massa Muscular

By Março 3, 2011Nutrição, Outros

Carnaval e Massa Muscular

Por: Dr. Paulo Muzy

Olha só: todo mundo faz o projeto verão seguido do projeto carnaval, seguido do projeto micareta e alguns fazem o projeto parada de junho na Av. Paulista. Depois destes frissons do inicio do ano vem o projeto caverna de inverno para chegar no começo do verão “arrebentando a camiseta”, antes dos caras (que a essa altura) ainda vão estar começar a treinar. Daí se emenda o projeto verão de novo e a vida segue em ciclos…
Para todos, o carnaval é algo mítico independente da cor, do credo, da cor da pele ou da afinidade sexual. Mas qual é a pergunta que fica (e que todos fazem) nas semanas que antecedem esta festa pagã tão esperada nesse nosso país?

“Poxa Doctor, treinamos este período inteiro e agora eu estou indo para o carnaval com medo de perder tudo que eu fiz! O que fazer?”

Longe de mim pretender julgar os motivos de cada um – “Ninguém é Melhor do Que Ninguém” – e faço questão de tentar ajudar a todos para que todos atinjam o patamar que desejam com tranquilidade.

Mas antes de saber o que precisa ser feito, primeiro vamos ver o que atrapalha:

 

Sabotadores

– Álcool: este é o top list! Encher a cara é defecar na hiperinsulinemia (em outras palavras: cagar no doce literalmente) porque uma vez sua insulina alta, ela ocupa os receptores de somatomedina-C, jogando seu desenvolvimento muscular pelo ralo. Cerveja é o pior capeta porque além do álcool, ainda tem uma bela quantidade de carboidratos o que irá acelerar todo esse processo. E para piorar ainda mais, tem o efeito desidratante do álcool, e músculo desidratado desfaz que nem escultura de açucar em chuva de verão.

– Periodos de Jejum Prolongado: sabia que músculo é matriz energética? Então lembre-se disso, pois essa é mais uma razão para o processo “estátua de açucar” acontecer na sua musculatura.

– Refeicoes de Baixa Qualidade: você até pode ingerir as calorias necessárias, mas com certeza quantidades proteicas não. Daí sua insulina agradece, seu corpo amolece fazendo recrutamento mesentérico e deixando sua massa muscular mais sofrida.

– Restriçao de Sono ou Piora na Qualidade dele: ninguém vai para o carnaval para dormir! Certo? Então, a baixa quantidade e a pouca qualidade de sono vão destroçar a sua Hipófise e o seu G.H vai virar um G.H de frango. Além disso, provavelmente as 9h da matina, no pico de liberacao de cortisol, voce nao terá feito nenhuma refeiçao porque estará dormitando babando em algum lugar. Ótima oportunidade para alavancar seu metabolismo de stress e fazer gliconeogênese muscular às tampas, transformando tooooooodo o resto de musculinho que sobrou em substrato para fazer cabelo, unha, pele, enzima digestiva e um pouquinho de energia. Afinal, é mais fácil desmontar músculo do que queimar gordura.

Chega se não ninguém mas vai pra festa, e para muita gente esse negócio de treinar vai perder o sentido.

 

Kit-Carnaval

Vá de mochila, e nela coloque:

1- 3 a 4 coqueteleiras pequenas com aprox 50g de Mix proteíco (estilo Pro Whey Micellar). Evite Whey Isolado Puro. Nessa situação combine com alguma proteína de longa absorçao como Caseína ou até Albumina. Tome a cada 3 ou 4 horas.

2- 3 a 4 barrinhas de meal replacer, estilo Cream Crunch – com Gordura, Proteína e pouco Carboidrato. Coma no intervalo dos shakes proteicos, ou se preicsar substitua um deles.

3- Tome água! Muita água! Não deixe de ficar com uma garrafinha na mão. Hipertermia acontece por desidratação e se você está recheado de músculos pode ter uma crise com maior facilidade.

 

Eventualidades

Drogas e seu abuso também são o cão! Derivados de Anfetaminas ou qualquer outro tipo de estimulante servem para acelerar os processos de degeneração citados acima. Portanto saiba que o uso dessas substâncias irão duplicar o estrago nos seus músculos.

 

Conclusão

Dito tudo isso, façam as escolhas que lhes parecerem mais racionais! Curtam o carnaval sem culpa por poder prever o que irá acontecer depois. A vida é assim, buscar a felicidade é saber determinar a extensão e a utilidade real das privações que nos impomos de forma a termos resultados com mais conforto e menos recalques residuais.

Outra: não julguem os motivos dos outros! E também não sejam duros demais com vocês mesmos. Metas são boas quando são reais e estas só são reais quando estão baseadas na sua história de vida, rotina, possibilidades e desejo frente a um objetivo (que aliás tem de ser seu, nunca de outra pessoa). A vida é curta demais para vivermos em função das espectativas dos outros e longa demais para convivermos com o resultado de viver buscando cada uma delas.

Bom Carnaval a Todos!

MuscleMassTeam

 

Mais sobre Paulo Muzy:

Paulo Cavalcante Muzy é médico formado pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp), Ortopedista e Traumatologia, com especialização em: Traumatologia Esportiva, Fisiologia e Biomecânica aplicados ao exercício. É o idealizador do serviço de performance humana (Performance Com Saúde) com uma equipe multiprofissional especializada.

 

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