CLA – Emagreça e Ganhe Músculos

CLA - Queimar Gordura e Construir Músculos

 

CLA – Ácido Linoleico Conjugado

Poucos ouviram falar sobre esse ácido graxo poliinsaturado denominado Ácido Linoleico Conjugado, mas que no popular atende por CLA. Ele é naturalmente encontrado na carne, leite e seus derivados, porém são necessárias grandes quantidades desses alimentos para conseguir poucas gramas de CLA.

O CLA chamou a atenção, a princípio, por sua grande capacidade anti-cancerígina, mas estudos realizados recentemente mostraram que o CLA ajuda também a reduzir a gordura corporal e a aumentar a massa muscular magra. Entenda mais sobre o CLA abaixo:

Como o CLA Funciona no Organismo?

Pesquisas avaliaram os efeitos do CLA na lipólise (quebra das células de gordura em ácidos graxos livres), no aumento da oxidação de ácidos graxos e sobre os músculos esqueléticos. Nesses experimentos notou-se que a lipase (enzima que quebra a gordura) aumenta sua atividade nos adipócitos e na oxidação dos ácidos graxos, devido o aumento de uma substância denomina Palmitoyltransferase Carnitina (uma enzima envolvida no metabolismo da gordura). Como esse processo todo libera ácidos graxos livres, seu corpo passa a usá-los como fonte de energia. Com mais ácidos graxos livres no sangue, somado ao exercícios físico de alta intensidade, você queima mais gordura em menos tempo.

Mas lembre-se, ácidos graxos livres no sangue sem exercício físico não adianta de nada. Ou seja, o CLA tem seus efeitos potencializados quando você pratica atividade física. Principalmente as de alta intensidade como, treinos em circuito, superséries, crossfit, etc.

Em relação ao ganho de massa muscular magra, ainda não se sabe ao certo cientificamente e metabólicamente falando, o por que ela acontece quando você suplementacom CLA. Novas pesquisas estão sendo realizadas para apurar melhor esse fato!

Pesquisas Científicas

  1. Um estudo de dezembro de 2000 feito por pesquisadores suecos descobriu que o CLA atua na redução da gordura corporal e no aumento do tecido muscular. De acordo com o estudo houve uma redução média de 2,7kg de gordura no grupo que usou CLA, contra o grupo de pesquisados que não ingeriu. Segundo o Dr. Michael Pariza, o CLA mantém as células adiposas murchas, o que ajuda na percepção visual de menos gordura corporal localizada.
  2. Em outro estudo, pesquisadores noruegueses avaliaram os efeitos do CLA em pessoas saudáveis, mas que estavam um pouco acima do peso. Foi ministrado, para cada grupo, as quantidades de 1,7 gramas, 3,4 gramas, 5,1 gramas e 6,8 gramas de CLA por dia. Todos os grupos apresentaram redução de tecido adiposo e aumento da massa magra, porém o aumento de massa magra só foi significativo nos grupos que ingeriram uma quantidade maior de CLA. Também foi notado uma queda nos níveis de colesterol de ambos os grupos, o que leva a crer que essa substância também melhora a saúde geral do organismo.

Quais os Benefícios da Suplementação com CLA?

  • Acelera o Metabolismo: para quem quer perder peso esse é um dos principais aliados.
  • Aumento da Massa Muscular: o Santo Graal dos marombeiros de plantão!
  • Diminui o Colesterol e Triglicerídeos: colesterol e triglicéres altos são dois grandes problemas nos dias atuais, que juntos transformam seu corpo em uma bomba relógio.
  • Previne o Diabetes: o CLA ajuda a regular a insulina o que previne o aparecimento de Diabetes em adultos. O controle da insulina ajuda também a controlar o peso.
  • Melhora o Sistema Imunológico: acredito que ninguém goste de ficar doente. O CLA deixa seu sistema imunológico mais forte ajudando seu organismo a combater vírus e bactérias mais facilmente.

CLA tem Efeitos Colaterais?

É desconhecida a existência de efeitos colaterais no uso de CLA! Um estudo recente mostra que algumas pessoas podem sentir um certo desconforto estomacal, porém nada que possa desaprovar o seu uso.

Como Usar?

O CLA é encontrado principalmente em capsulas softgel de 1000mg e geralmente é usado de 3 a 5 vezes ao dia junto das principais refeições. O uso é continuo e não apenas nos dias de treino.

Conclusão

O Ácido Linoleico Conjugado (CLA) é um potente anti-oxidante, anti-cacerígino e anti-catabólico. Além disso dá um Up no sistema imunológico, deixando você longe das principais doenças do dia a dia (resfriados, gripes, etc). Como observado acima, dificilmente você conseguirá a quantidade ideal de CLA apenas na alimentação (apesar de a nutrição sólida ser a mais importante de todas para a queima de gordura e ganho de massa magra), pois para isso seria necessário grandes quantidades de gordura saturada (o que não é aconselhável). Se você quer aumentar a ingestão desse ácido graxo o melhor mesmo é partir para a suplementarão. “E os resultados?” Se usado corretamente o CLA vai te ajudara queimar gordura e a ganhar massa muscular magra, mas lembre-se! Nenhum suplemento faz milagre! A trinca de aço – treino, alimentação e descanso – sim!

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Referências:

  1. Cannella C e Giusti AM (2000), ácido linoléico conjugado, uma substância natural anticarcinogênicos de alimentos de origem animal. Ital. J Sc Alimentos, 12:123-27.
  2. Lawson, RE, Moss, AR & Givens, DI (2001) O papel dos produtos lácteos no fornecimento de ácido linoléico conjugado na dieta do homem: uma revisão. Críticas Nutrition Research 14, 153-172.
  3. Stanley, J & Hunter, K (2001) O nutriente maravilha. Química e da Indústria, 19 de novembro, 729-731.
  4. Ácido linoléico conjugado e aterosclerose em coelhos Lee KN; Kritchevsky D.; MW Pariza Food Research Institute, Departamento de Microbiologia Alimentar / Toxicologia da Universidade de Wisconsin-Madison, 1925 Salgueiro Drive, Madison, WI 53706 E.U.A. Atherosclerosis (Irlanda), 1994, 108 / 1 (19-25).
  5. Fritsche S, TS Rumsey, Yurawecz MP, Ku Y, Fritsche J. Influência de promover o crescimento implantes na composição de ácidos graxos, incluindo isómeros conjugados do ácido linoléico na gordura da carne. Eur. Res Alimentar. Technol. 212:621-629 (2001).
  6. Kritchevsky D, Czarnecki SK. Ácido linoléico conjugado (CLA) na saúde e na doença.Chim. Oggi (Química Hoje) 19 (6) :26-28 (2001).
  7. Lawson, Moss, Givens. Papel de produtos lácteos no fornecimento de ácido linoléico conjugado na dieta de um homem: uma revisão. Nutr. Res. Ap 14: 153-172 (2001).

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