Como Manter os Músculos no Verão

By janeiro 3, 2012Nutrição, Outros

verão
 

 
Enfim o verão! Balada, férias, balada, praia, balada, surf, balada, trilha, balada, etc. Provavelmente esse é o período do ano mais esperado por todos. E também o mais esperado por aqueles que treinaram pesado, seguiram um plano nutricional rígido, dormiram religiosamente no mesmo horário todos os dias e, se não bastasse, ainda se privaram de diversas coisas durante o ano todo. Legal! Você venceu! Chegou ao verão de 2012 com um shape invejável. Agora é só curtir! Certo? Errado! Se você não tomar alguns cuidados, tudo o que você trabalhou o ano todo para conseguir irá por água a baixo, se você não mantiver alguns cuidados básicos. Principalmente se você tem biotipo ectomorfo, ou está com o percentual de gordura corporal abaixo de 12%. Ai vem a pergunta básica:

“Pô galera, treinei o ano todo e agora eu estou indo para as férias com medo danado de perder tudo o que eu construí com tanto suor! O que eu faço?”

Evitar o catabolismo nesse período de férias é bem simples, e provavelmente você mesmo já saiba o que fazer. Inclusive já falamos aqui no MuscleMass sobre isso algumas vezes, mas como o momento é propício e seu corpo merece vamos falar mais um pouquinho sobre como manter os músculos no verão e nas baladas.

 

A Estratégia

O que você precisa ter em mente é o seguinte: “evite os sabotadores (falaremos mais abaixo) e mantenha o seu organismo com os nutrientes adequados de acordo com a atividade que vai praticar. Por exemplo, se você praticará uma atividade de endurance (surf, trilha, bike, etc) utilize um shake hipercalórico (natural, ou industrializado) antes da atividade física e leve consigo bastante água e uma fonte de carboidrato rápida (alto IG). Se vai pra balada, faça uma boa refeição sólida com todos os macronutrientes bem distribuídos e leve consigo alguma fonte de carboidrato para ser consumida várias vezes durante a noite. O importante é saber do que o seu organismo precisa para não catabolizar e o que você precisa evitar para ficar ainda mais longe dele. Veja abaixo!

 
Queimar Gordura e Como Manter os Músculos no Verão
 

O Que Evitar

Aqui chegamos aos sabotadores! Tenha bem claro em sua cabeça que se você cometer mais de 2 dos tópicos abaixo ao mesmo tempo você já estará em catabolismo.

– Álcool: este é o top list! Encher a cara é defecar na hiperinsulinemia porque uma vez sua insulina alta, ela ocupa os receptores de somatomedina-C, jogando seu desenvolvimento muscular pelo ralo. Cerveja é o pior de todos os gorós porque além do álcool, ainda tem uma bela quantidade de carboidratos o que irá acelerar todo esse processo. E para piorar ainda mais, tem o efeito desidratante do álcool, e músculo desidratado desfaz que nem escultura de areia na chuva.

– Periodos de Jejum Prolongado: sabia que músculo é matriz energética? Então lembre-se disso, pois essa é mais uma razão para o processo “escultura de areia” acontecer na sua musculatura.

– Refeições de Baixa Qualidade: você até pode ingerir as calorias necessárias, mas com certeza quantidades proteicas não. Daí sua insulina agradece, seu corpo amolece fazendo recrutamento mesentérico e deixando sua massa muscular ir pelo ralo.

– Restrição de Sono ou Piora na Qualidade dele: ninguém vai para as férias para dormir! Certo? (a menos que você tenha mais de 50 anos) Logo, a baixa quantidade e a pouca qualidade de sono vão destroçar a sua Hipófise e o seu G.H vai virar Hormônio do Crecimento de frango. Além disso, provavelmente às 9h da manhã (no pico de liberação de Cortisol) você não terá feito nenhuma refeição porque estará dormindo babando em algum lugar do Hemisfério Sul. Ótima oportunidade para alavancar seu metabolismo de stress e fazer a gliconeogênese muscular subir às alturas, transformando todo a sua musculatura em substrato para fazer cabelo, unha, pele, enzima digestiva e um pouquinho de energia. Afinal, é mais fácil destruir músculos do que queimar gordura.

Chega se não ninguém mas vai pra festa, e para muita gente esse negócio de ir para academia vai acabar perdendo o sentido.

 

Eventualidades

Drogas e seu abuso também são o cão! Derivados de Anfetaminas ou qualquer outro tipo de estimulante vão acelerar todos os processos de degeneração citados acima. Portanto saiba que o uso dessas substâncias irão duplicar o estrago nos seus músculos e você pode chegar a perder cerca de 25% de toda a sua massa magra em apenas 30 dias. Acredite!

 

Jogos de Verão

Se você tem entre 25 e 30 anos deve lembrar de um jogo clássico do Master System chamado “California Games”, ou “Jogos de Verão” em português. Nele você andava de skate, surfava, andava de patins, jogava frisbee, detonava na bike e ainda batia uma bolinha. Pois bem, adicionando a essa lista fazer trilha, jogar frescobol, voley de praia, pegar jacaré, etc podemos considerar praticamente todos esses esportes como de endurance, ou aeróbios. E apesar ser saudável, é preciso uma atenção especial na alimentação principalmente se você está com o corpo bem definido (percentual de gordura baixo), ou se você tem o clássico biotipo Ectomorfo.

Para evitar que seus músculos sejam transformados em fonte prímaria de energia durante agradáveis e intermináveis sessões de jogos de verão com a turma, elaboramos uma sugestão nutricional rápida que chamamos de “Kit Jogos de Verão”. Seria muito interessante você levar consigo para a praia, ou qualquer outro lugar aonde você vá praticar algum tipo de atividade intensa.

 
Massa Muscular e Como Manter os Músculos no Verão
 

Kit Jogos de Verão

Leve uma mochila (se puder térmica), e nela coloque:

1- 3 a 4 coqueteleiras pequenas com aproximadamente 50g de Mix proteíco (estilo Pro Whey Micellar). Evite Whey Isolado Puro. Nessa situação combine com alguma proteína de longa absorção como Caseína ou até Albumina. Tome a cada 3 ou 4 horas.

2- 3 a 4 barrinhas de meal replacer, estilo Cream Crunch – com Gordura, Proteína e pouco Carboidrato. Coma no intervalo dos shakes proteicos, ou se preicsar substitua um deles.

3-  Leve alguns saches de carboidratos, ingira durante as atividades aeróbias intensas e logo após as mesmas atividades acompanhado de um shake proteíco.

4- Tome água! Muita água mesmo! Não deixe de ficar com uma garrafinha na mão. Hipertermia acontece por desidratação e se você está recheado de músculos pode ter uma crise com maior facilidade.

 

Conclusão

Dito tudo isso, faça sua escolha da maneira mais racional possível! Curta o verão sem culpa mesmo sem seguir essas dicas, afinal você deu duro o ano todo pra chegar até aqui. A vida é assim, buscar a felicidade é saber determinar a extensão e a utilidade real das privações que nos impomos de forma a termos resultados com mais conforto e menos recalques residuais.

Outra: não seja duro demais com você mesmo. Metas são boas quando são reais e estas só são reais quando estão baseadas na sua história de vida, rotina, possibilidades e desejo frente a um objetivo (que aliás tem de ser seu, nunca de outra pessoa). A vida é curta demais para vivermos em função das expectativas dos outros e longa demais para convivermos com os resultados que não nos agradem.

Curta as férias! Tente manter o máximo possível de sua massa muscular! E retome os treinos após o verão!

MuscleMass Team

 

 
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