Sylvester Stallone

 

Não é preciso apresentações para o protagonista deste artigo, afinal quem nunca assistiu Rambo, ou Rocky. Para os mais desligados, Sylvester Stallone é um ator norte americano que alcançou a fama no final da década de 70, começo da de 80, na época do chamado “Cinema de Testosterona” onde não havia computação gráfica e, para aparecer bem na tela, o ator tinha que ser forte e definido de verdade.

Sylvester Stallone é tão famoso pelos seus filmes quanto pelo seu físico e com certeza foi o motivo para muitos começarem a treinar. Mas Sly nem sempre teve um físico inspirador (pra quem já assistiu Rocky I sabe do que estamos falando), o que fez dele um exemplo de shape bem esculpido foi muito treino (as vezes até demais como na preparação para Rocky III e Rambo II) e uma dieta extremamente rigorosa.

Sylvester Stallone está acostumado a ficar em forma. Ele sabe exatamente o que tem que fazer, e por isso tem um dos mais impressionantes esquemas de treino de Hollywood. Mas talvez o mais importante nesse artigo, não seja o treino e dieta de Sylvester Stallone, mas sim a motivação que podemos adquirir sobre o que ele faz. Voltando no tempo, Sylvester Stallone filmou o primeiro Rocky em 1975 quando já tinha completado 30 anos de idade, ou seja, não era mais nenhum garoto cheio de testosterona nas veias. Seu físico não era dos melhores, apesar de ser grandalhão (apesar de baixo), não tinha definição muscular nenhuma, não tinha vascularização e com certeza o seu percentual de gordura era superior a 15%. Lembre-se, ele tinha 30 anos! Pra maioria das pessoas seria muito mais fácil se acomodar, “Ah já esto velho pra esse negócio de exercício!”, mas não para Sly. Sylvester Stallone treinou duro e se alimentou de forma absurda, com uma dieta de penas 200 calorias por dia (uma batata e claras de ovos), mas conseguiu secar toda a gordura de seu corpo e a partir dai começou a colocar centímetro a centímetros massa muscular magra em seu corpo. Em 1983, em Rocky III, já apresentava um físico de fazer inveja a qualquer um, porém para nós o auge de sua forma foi em 1987 em Rambo III. Veja bem, o auge de Sylvester Stallone foi em 87, isso quer dizer que ele chegou ao seu corpo perfeito com mais de 40 anos de idade.

 
“Ah, mas ele se encheu de esteróides!” Isso não sabemos dizer, mas é bem provável. Mas por outro lado, esteróides não são os responsáveis pelo sucesso! Olhe na sua academia e repare nos companheiros que utilizam esse tipo de drogas. Algum deles tem um físico parecido com o do Rambo? Tenho certeza que não! Como já falamos aqui, suplementos e esteróides não vão te trazer um corpo perfeito. O que vai fazer a diferença é a sua perseverança.

Mas nós não estamos aqui para falar de quem foi Sylvester Stallone, e sim pra dizer o que podemos aprender com ele nos dias atuais. Quando não esperávamos mais nada dele, ele voltou com Rocky VI e Rambo IV e em forma. Isso foi um choque pra muitos, afinal Sylvester Stallone estava perto dos 60 anos. Porém foi em “Os Mercenários” que ele realmente nos surpreendeu. Sylvester Stallone filmou Expendable (nome original do filme) com 63 para 64 anos de idade e mostrou uma forma incrível. Sly apareceu com um físico que muito garoto de 20 anos não tem e ele já é um sexagenário. ” Mas como ele faz isso?” Como ele chegou ao auge aos 40 e conseguiu voltar aos 60 ainda em forma?”

 
Sylvester Stallone Treino

 
O grande segredo do Sylvester Stallone sempre esteve muito mais em sua motivação do que em sua genética, ou esteróides. Sly sempre tirou tudo de seu físico. Ele literalmente levava seu corpo ao extremo, e talvez nenhum de nós tenhamos essa mesma capacidade e perseverança. Mas vamos ser mais específicos e falar um pouco sobre a sua rotina de preparação para o filme.

Sly sabia que para conseguir algum resultado precisava fazer um tratamento de choque em seu físico. Aos 60 anos o metabolismo já está 3 vezes mais lento do que aos 20 e a quantidade de hormônios circulando pelo corpo também é bem menor, ou seja, seria necessário um treino de altíssima intensidade, uma dieta extremamente regrada e o auxilio de alguns suplementos (Sylvester Stallone desde os 50 anos faz um tratamento anti-age com Hormônio do Crescimento, o que com certeza deu uma ajuda). Sem mais enrolarão, vamos ao que interessa:

 
Sylvester Stallone Suplementos

 
De Onde Vem a Motivação?

Stallone tem um processo muito interessante e que ele usa para todas as áreas de sua vida. Toda vez antes de começar um novo projeto ele escreve os objetivos que pretende alcançar e os deixa em um lugar onde possa vê-los a todo momento. Junto dos objetivos ele também escreve algumas dicas que possam ajuda-lo durante o longo caminho que vai percorrer. Para “Os Mercenários” Sylvester Stallone usou o seguinte:

1- Alcançar o melhor físico da minha vida……em 5 semanas e sem desculpas.

2- Seguir a dieta perfeitamente 6 dias por semana….sem desculpas.

3- Se eu manter a disciplina com a minha dieta, posso fazer uma refeição livre.

4- Utilizar um exercício composto para cada parte do corpo.

5- Consumir o que eu chamo de “Big 5″ suplementos, nos horários específicos, para iniciar a recuperação e manter a saúde.

6- Executar aeróbios 6 dias por semana, aumentando a intensidade a cada semana.

 
Suplementos – Os “Big 5″

1- Whey Protein: para manter o organismo em estado anabólico, antes e depois dos treinos, também para obter uma melhor recuperação e crescimento muscular. Aqui vale um parênteses, obviamente Sly utiliza suplementos de primeira linha, o que é muito diferente (em resultados) do que usar a maioria dos suplementos que temos aqui no nosso mercado nacional. As nossas marcas são de qualidade bem inferior as importadas, logo oferecem resultados bem inferiores.

2- BCAA’s: para proteger os músculos do catabolismo durante os treinamentos intensos.

3- Glutamina: para certificar-se que os músculos tem o que precisam para criar mais músculos. Lembre-se, a Glutamina é o CHEFE DAS PROTEÍNAS (palavras de Sylvester Stallone). É ela que vai dizer se seu músculo pode crescer. Se ela não estiver presente em quantidades suficientes, o seu organismo vai tirá-la dos músculos, junto com BCAA, para fazer mais Glutamina.

4- Creatina: para produzir mais ATPs e para permitir que mais água entre nos músculos. Músculos hidratados são a chave para um ambiente propício ao ganho de massa muscular.

5- Ômega 3: para manter a saúde das articulações, manter os níveis de gorduras essenciais alto, ajudar na queima de gordura e manter o coração e sistema vascular funcionando adequadamente.

 
Sylvester Stallone - Rambo III

 
Qual a Quantidade que Sly Utiliza?

1- Whey Protein: 20g pré-treino, 50g pós-treino e 50g antes de dormir junto com uma colher de manteiga de amendoim para deixar a digestão mais lenta, mantendo a quantidade de aminoácidos no corpo durante a noite. Obs: a manteiga de amendoim que ele citou é a produzida nos USA, ela é bem concentrada e não tem muito açúcar, diferente das vendidas no Brasil que são açúcar puro. Se você pensa em usa-la procure pela Peter Pan, uma marca americana que é importada para o Brasil.

2- BCAA’s: 10g pré-treino, 10g durante o treino e 10 gramas pós-treino.

3- Glutamina: 10g pré-treino, 10g durante o treino e 10 gramas pós-treino.

4- Creatina: 10g pós-treino.

5- Ômega 3: 2g no café da manhã, 2g no almoço e 2g no jantar.

 
Como é a Dieta?

Café da Manhã

- 50 gramas de proteina (Whey ou Claras de Ovos)

- 50 gramas de carboidratos de baixo indice glicemico (geralmente Aveia)

- 10 gramas de gorduras boas (Azeite Extra Virgem ou Manteiga de Amendoim)

 
Lanche da Manhã

- 50 gramas de proteina (de fonte natural)

- 1 fruta

 
Almoço

- 30 gramas de carboidratos de baixo I.G (geralmente arroz integral)

- 50 gramas de proteina (de fonte natural – Frango ou Peixe)

- 10 gramas de gorduras boas (Peixe ou Azeite Extra Virgem)

 
Pré-Treino

- 20 gramas de Whey

- 1 fruta

 
Pós-Treino

- 50 gramas de Whey

- 60 gramas de carboidratos de alto I.G (Dextrose e Frutas)

 
Jantar

- 50 gramas de proteína (geralmente Salmão devido a presença de gorduras boas)

- vegetais verdes a vontade (brócolis, couve flor, couve manteiga, repolho, etc)

Antes de Dormir

- 50 gramas de Whey ou Caseína

- 1 colher de sopa de manteiga de amendoim

 
Sylvester Stallone - Os Mecenários

 
Como é o Treino?

Segunda: Peito

- Sulpino Inclinado com Halteres – 3 x 8/10

- Flyes Inclinado – 3 x 8/10

- Paralelas – 3 x até a falha muscular

- Pullovers 2 x 12

 
Terça: Pernas

- Arranco 5 x 5

- Agachamento Livre – 3 x 10

- Levantamento Terra Parcial – 5 x 5

- Stiff – 2 x 10

- Panturrilha – 2 x 50

- Pular Corda – 3 minutos (a cada semana adicionar 1 minuto)

 
Quarta: Ombros e Bíceps

- Rosca Direta – 4 x 10

- Rosca Martelo – 3 x 8/10

- Desenvolvimento – 4 x 10

- Elevaçnao Lateral – 4 x 10

- Crucifixo Inverso – 2 x 15

 
Quinta: Tríceps

- Sulpino Fechado – 4 x 10

- Tríceps Testa – 3 x 10

- Paralelas – 2 x até a falha muscular

 
Sexta: Costas

- Puxador Frente – 2 x 10 + 1 Drop Set até a falha muscular

- Barra Fixa – 2 x até a falha muscular

- Remada no cavalete – 1 x 10 + 1 Drop Set até a falha muscular

- Remada Fechada com Cabo – 4 x 12

- Remada Curvada – 1 x 10 + 1 Drop Set até a falha muscular

 
Cardio: 6 Dias na Semana

Segunda/Quarta/Sexta – 20 minutos de aeróbios em volume moderado + tiro de 1 minuto/alta intensidade + tiro de 1 minuto/média intensidade. Adicionar meio minuto por semana aos tiros curtos de alta e média intensidade.

Terça – Não tem aeróbios devido ao treino de pernas.

Quinta e Sábado – dias de aeróbios de longa duração. Exemplo: Caminhada a 5km/h com esteira inclinada em 50% por 45 minutos. A cada semana inclinar ainda mais a esteira e aumentar a velocidade, porém não corra, apenas caminhe.

 
Conclusão

Sylvester Stallone segue esse sistema por 5 ou 6 semanas e depois faz algumas mudanças no treino de acordo com seu objectivo, porém a estrutura se mantém, as alterações ficam por conta de alguns exercícios e forma de execução dos aeróbios. Como você pode notar, mesmo aos 60 anos Sly continua treinando duro, até mais intensamente que muitos frequentadores de academia e isso fez toda a diferença para ele estar em forma para seu último filme “Os Mercenários”. Mas antes que você saia por ai comendo 50 gramas de proteína por refeição (coisa que o organismo da maioria não vai absorver) e treinando como um cavalo, vamos deixar bem claro que esse é um treino de um cara que já treina a mais de 30 anos e que tem respaldo de médicos, fisiologistas, nutricionistas e além de tudo isso é treinado por “Gunnar Peterson” (um dos melhores personal training da atualidade). Toda essa estrutura requer um investimento financeiro muito alto (Sylvester Stallone gasta cerca de 5 a 10 mil dólares por mês com sua rotina atlética), o que não é o caso da maioria de nós, por isso temos que usar Sly como inspiração e aproveitar algumas de suas dicas para melhorar nossos treinos e alimentação. Se nós usarmos apenas a motivação do Stallone no nosso dia a dia já teremos com certeza um resultado 50% maior!

MUSCLEMASS.COM.BR
#TRAINHARD #NOEXCUSES

 
Referências:
1. sylvesterstallone.com
2. Sly Moves
3. Muscle & Fitness / Out 2010

 
Atenção: É proibida a cópia ou alteração de qualquer texto, ou conteúdo dos sites MuscleMass. A cópia do material presente neste site está sujeita às penalidades do DMCA que podem gerar a exclusão do conteúdo do seu site dos resultados do Google. Caso queira fazer uso do material MuscleMass entre em contato conosco.