Definição Muscular em 6 Dicas

 

Recebemos e-mails o tempo todo dizendo: “Eu faço aeróbio todo dia, minha dieta está equilibrada e mesmo assim não consigo perder gordura e ficar com o abdomem definido. O que está acontecendo?” Tenho uma boa notícia pra você! Talvez essa camada grossa que não deixa seus abs ficarem a mostra não seja gordura. Talvez seja água.
O nosso corpo tem um mecanismo natural para armazenar água e “íons, mais ou menos o mesmo que faz com o excesso de calorias convertendo-as em gordura. Os íons são partículas carregadas energicamente que transitam pelo nosso corpo cumprindo várias funções metabólica. Você já deve ter ouvido falar em ““eletrólito“, caso não tenha, eletrólito é basicamente uma molécula com uma carga de energia, como é o caso do “Potássio (K+) e o “Sódio (Na+).

“Ta bom, mas como sei que o meu problema é retenção hídrica?” Faça o seguinte teste: sabe aquela pele que fica na parte inferior do seu abdomem, próximo ao seu umbigo? Pois bem, puxe-a e solte-a e observe o que acontece. Se ao voltar no lugar a pele der uma leve mexida, ou fizer uma pequena ondulação, você provavelmente está transportando uma grande quantidade de água e íons no seu corpo. O que é bom! Perder água é mais fácil do que perder gordura.

“E como eu faço pra me livrar desse excesso de líquidos?” Agora sim chegamos ao intuito desse artigo! Vamos falar aqui sobre algumas dicas de como se livrar dessa água que teima em deixar sua pele grossa acabando com sua definição muscular. Porém vale uma outra dica, caso você esteja com mais de 10% de gordura corporal foque primeiro em perder gordura. Você só vai sentir os efeitos de diminuir a quantidade de água subcutânea quando tiver com o “BF (Body Fat – Gordura Corporal) baixo. Sem mais delongas, vamos as dicas:

 
1- Beber mais Água

Parece simples, mas muita gente ignora essa simples regra. Beber mais água é provavelmente a mais importante das dicas. Os benefícios são inúmeros, ajuda os “Rins e “Sistema Digestivo a realizar suas funções com maior eficácia, hidrata o corpo e o Cérebro permitindo assim que seu metabolismo funcione melhor, melhora a aparência e textura da pele. Beber mais água também faz com que você libere mais água através da excreção, diminuindo assim a sua retenção hídrica.

Quanto Beber?

O ideal é cerca de 2 a 3 litros de água por dia. Porém não se esqueça de tomar também um multivitamínico de qualidade, pois a alta ingestão de água faz com que o corpo elimine alguns íons, o que com o tempo pode causar uma deficiência de certas vitaminas.

 
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2- Transpiração

O “suor nada mais é que a maneira que nosso organismo tem de resfriar o corpo e controlar a temperatura. Se você está suando, significa que seu metabolismo esta mais alto do que o normal (isso varia de pessoa para pessoa), assim que isso acontece a temperatura corporal sobe e seu organismo precisa baixa-la para você não fritar, literalmente. “Ah mas o que isso tem a ver com perder água subcutânea?” Simples, quando você transpira coloca a água e íons que estão sob a sua pele para fora. É fácil visualizar, já reparou que o suor é uma água salgada? Pois bem, esse é o Sódio que atrapalha na sua definição muscular.

O Que Fazer?

Tem um truque que muitos ignoram, porém acreditem, dá certo. Pra perder essa água com sódio presa em baixo da sua pele você precisa elevar a temperatura do seu corpo, mas pra isso você precisa fazer um bocado de aeróbios, o que por fim pode te levar ao catabolismo fazendo com que você perca massa magra junto com a água subcutânea (o que queremos evitar, claro). “Ah mas então o que fazer?” Simples, sauna! Na sauna a sua temperatura sobe sem você fazer esforço físico e isso faz com que você transpire, evitando assim um possível catabolismo e colocando boa parte da água e do sódio pra fora.
Mas o truque não é só esse. Pra completar você precisa fazer a sauna e ir bebendo água ao mesmo tempo. Esse é o truque, trocar a água com sódio por apenas água. Após algumas semanas repare no gosto do seu suor (eu sei é nojento)! Você vai notar que não é mais tão salgado. Esse é o seu termômetro para saber a quantas anda a sua retenção hídrica. Mas lembre-se de levar sempre a garrafinha de água para a sauna e também de tomar um bom multivitamínico.

 
3- Posar

Muita gente não gosta de ficar frente ao espelho e contrair os músculos. Isso é fato e meio esquisito também, porém acredite, funciona. Posar faz você suar, ajudando a eliminar a água retida no corpo e a melhorar o seu controle muscular. “E o que isso tem?” Aumentando a sua conexão mente-músculo você vai obter um controle muscular maior fazendo com que você exija mais de um determinado músculo quando está treinando, o que a longo prazo se transformará em músculos mais fortes e definidos. O próprio Arnold já mencionou em um de seus livros que posar o ajudava a manter os músculos estriados.
Por isso não perca tempo, feche a porta do quarto ou banheiro e contraia seus músculos. Ninguém vai ver mesmo e os benefícios são grandes.

 
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4- Não Abuse do Sal

Essa é outra dica importantíssima! Não adianta beber 20 litros de água e fazer sauna de 2 em 2 horas! Se você consumir sódio em excesso não vai conseguir eliminar a água debaixo da sua pele e ainda, provavelmente daqui há uns 20 anos, terá problemas de saúde. Nosso corpo precisa de apenas 2000-2500mg de sódio por dia para cumprir suas funções metabólicas. Mais que isso vai te trazer problemas com a definição muscular e com a saúde.
Mantenha o seu sódio moderado, e na medida do possível, substitua o excesso de sal com temperos como alho, gengibre, pimenta natural, cebolinha, etc, etc. Eles vão agregar muito mais a sua saúde do que o sódio!

 
5- Coma mais Fibras

A maioria das pessoas do mundo todo ignoram isso, ou não adicionam “fibras suficiente a sua dieta. Assim como a água (que limpa as vias urinarias e os rins), as fibras limpam o trato intestinal regulando as funções do seu intestino e auxiliando na remoção do excesso de líquidos e impurezas. Durante as refeições procure incluir vegetais frescos, de preferência crus, ou cozidos no vapor (ferve-los faz com que percam os nutrientes). Use como tempero vinagre balsâmico, ou alho e um pouco de azeite. Sem sal. Procure incluir também frutas como amoras, framboesas e morangos a sua dieta. Elas são ricas em fibras e antioxidantes que, além de ajudar a manter a saúde intestinal, previne o câncer e outras doenças.

 
6- Café e Chás

Outra boa maneira de eliminar o excesso de água é fazendo uso de bebidas Diuréticas, que usadas em conjunto com as dicas anteriores vão te trazer bons resultados. Café e Chá são dois bons exemplos de diuréticos naturais que podemos usar com o intuito de eliminar água e melhorar a definição muscular. Porém lembre-se! Beba muita água e não abuse do sal, ou nada que você fizer vai ajudar. Existem outras bebidas diuréticas, mas acreditamos que os benefícios dos chás e do café são maiores.

 
Conclusão

Já deu pra perceber o quanto é importante uma boa hidratação, inclusive pra melhorar a definição muscular. Acreditamos que se você seguir todas essas dicas (e o seu problema for retenção de líquidos e não gordura), você conseguirá em mais ou menos 3 semanas alcançar a definição que espera para passar o verão bem. É importante dizer também que esses hábitos não são apenas para você ficar com um corpo legal paras as férias. Eles vão ajuda-lo a melhorar a saúde geral do corpo, a equilibrar o metabolismo e a rejuvenescer a sua pele. Essas dicas em conjunto com uma boa dieta e um treinamento rigoroso vão trasformar o seu corpo rapidamente!

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