Exercícios com Cabos e Massa Muscular

By junho 1, 2011Outros, Treinos

Massa Muscular e Exercícios com Cabos
 

 
Já falamos algumas centenas de vezes aqui no MuscleMass que para construir músculos grandes é necessário incluir na sua rotina de treino os “Grandes Exercícios Básicos”. Levantamento Terra, Agachamento Livre, Sulpino Livre, Barra Fixa, etc são os grandes construtores de massa muscular. São eles que estimulam a hipertrofia e o ganho de força. Porém um plano de treino não é composto apenas por exercícios básicos. E você também precisa dar um descanso as suas articulações de vez enquando, ou seja, nada de grandes básicos durante o ano todo. Mas ai vem a dúvida: “O que vou colocar no lugar?”, “Que tipo de exercícios posso usar para diminuir a tensão nas minhas articulações?” A resposta é: Cabos! Os cabos aumentam a amplitude do movimento, concentram a contração múscular, isolão o músculo e diminuem a tensão sob as articulações. Segue abaixo uma seleção especial dos melhores e mais efetivos exercícios com cabos:

 

Crussifixo com Cabos

Esse talvez seja o melhor exercício para fibrar o músculo peitoral. Os cabos enfatizam a contração o que faz com que seus músculos fiquem mais estriados. Outro ponto positivo a favor do crussifixo com cabos é que o músculo peitoral se mantém contraido durante toda a execução do movimento, diferente do crussifixo com halteres que possui um ponto de descanço ao final da elevação. Você também pode trabalhar esse exercícios em vários angulos mudando a inclinação do banco.

 

 

Rosca Direta com Cabos

Assim como o Crussifixo com Cabos, a Rosca proporciona um maior isolamento do Bíceps e também uma maior tensão na musculatura dessa região através da contração continua sem pontos de descanso. Excelente para melhorar a definição e consequentemente conseguir a separação das cabeças do Bíceps, Braquial e Braquioradial. Outro benefício da Rosca Direta com Cabos é que tira um pouco da tensão das articulações dos ombros, pois o movimento fica mais isolado a musuculatura do Bíceps.

 

 

Extensão Total de Tríceps

Talvez esse seja o exercício com cabos que mais adicione massa muscular ao seu físico. Você pode utilizar inúmeras variações para esse exercício, ex.: com barra reta, barra W, corda, com pega inversa, etc. Mas o mais importante para os resultados é a ampla gama de controle do movimento e do músculo. Ao fazer a Extensão de Tríceps com cabo, você não só pega o Tríceps como um todo, mas também consegue direcionar a tensão para areas isoladas do músculo e com muito mais eficiencia do que um halteres. Resultado, mais volume, definição e estrias no seu Tríceps.

 

 

Lenhador

Um dos exercícios mais completos realizados com cabos. O Lenhador recruta uma série de músculos para sua execução o que o torna um grande aliado na construção de massa múscular. É um exercício que quase não oferece riscos em sua execução e possíbilita uma grande amplitude de movimento. É um exercício excelente para melhorar a postura e o abdomên.

 

Cable Chest Press

É uma ótima alternativa para o Sulpino reto, quando o objetivo é diminuir a tensão das articulações dos ombros (Manguito Rotador) e cotovelos. Sabe quando você está com aquela dor incomoda em um dos ombros, o que provavelmente vai comprometer seu treino de peito (não vai conseguir colocar toda a carga que aguenta), nesse dia substitua o Sulpino pelo Cable Chest Press. “Ah mas não é a mesma coisa!” Sim não é, mas vai aliviar a tensão das articulações sobrecarregadas e de quebra vai recrutar mais fibras do músculo peitoral devido ao maior isolamento e contração do músculo devido o uso dos cabos.

 

Desenvolvimento com Cabos

Muitos atletas e praticantes de músculação sofrem com constantes dores nas articulações dos ombros, e o exercício que mais se faz sentir essas dores é o Desenvolvimento e o Arranco. Qual seria a solução? Cortar o Desenvolvimento (principalmente o por trás da nuca). Mas e ai? O que fazer no lugar do principal exercício para os ombros? Faça Desenvolvimento com Cabos! Esse exercício permite que você trabalhe os seus Deltóides através de uma grande amplitude de movimento, mínimo risco de lesão e com aumento de mobilidade e força ao mesmo tempo. O Desenvolvimento com Cabos também recruta músculos estabilizadores, mais que quando feito com barra, o que fortalece e protege suas articulações.

 

Abdominal com Cabo

Esse é um excelente aliado na construção de massa muscular e definição do seu abdomen devido uma maior concentração na contração do músculo abdominal. Você pode variar o movimento de várias formass, ex.: de joelhos, em pé, usando um banco, ou mesmo deitado no chão. Outro ponto positivo desse exercício é a possibilidade de trabalhar o abdomen tirando o stress desenecessário do pescoço e de outras áreas do corpo, o que significa resistência consistente apenas nos músculos abdominais. Músculo isolado, maior amplitude de movimento, menos tensão em áreas desnecessárias é igual a mais massa múscular e definição nos seus Abs!

 

 

Conclusão

Como falamos acima, não é recomendado que você treine exercícios básicos por longos períodos de tempo. O correto é intercalar com outros tipos de exercícios e uma boa opção são os exercícios executados com cabos. Os cabos vão aumentar a amplitude de movimento durante o exercício, vão concentrar a contração múscular, isolarão melhor os músculos e diminuirão a tensão sob as articulações. Converse com seu instrutor e veja como você pode montar e periodizar seu treino incluindo cabos no programa. Você vai ver que os resultados continuaram crescentes!

Bons Treinos!

MuscleMass Team

 

 
Artigos Relacionados

Queimar Gordura - SuplementosCapitão América - Dieta e TreinoWhey Protein o Guia DefinitivoPhil Heath - Dieta de Hipertrofia

 

Atenção: É proibida a cópia ou alteração de qualquer texto, ou conteúdo dos sites MuscleMass. A cópia do material presente neste site está sujeita às penalidades do DMCA que podem gerar a exclusão do conteúdo do seu site dos resultados do Google. Caso queira fazer uso do material MuscleMass entre em contato conosco.