Glutamina e Massa Muscular

By setembro 3, 2010Nutrição, Outros, Suplementos

Glutamina e Massa Muscular

 

Saiba um pouco mais sobre um dos suplementos mais populares do mercado e sobre o aminoácido mais abundante em nosso corpo. Nesse artigo vamos falar sobre o que é a Glutamina e o que ela pode fazer por você!

Recentemente folhando a revista Flex americana, cai em uma pesquisa recente sobre “qual o suplemento mais utilizados pelos Bodybuilders Naturais (esse dado é importante) americanos”. Obviamente que Whey Protein e Creatina estavam em primeiro. Até então tudo normal, afinal quase todos os atletas profissionais e pessoas que treinam pesado utilizam esses dois suplementos. Mas uma coisa me deixou intrigado. Seguindo o ranking encontrei lá o NO, Multivitamínico, Óleo de Peixe, BCAAs e…..Glutamina. Na verdade a glutamina estava na terceira posição atrás apenas da Whey e Creatina.

Porém para muita gente esse suplemento é uma incógnita. Iniciantes quase nada sabem sobre a Glutamina e seus efeitos no organismo. Por isso, nesse artigo, vamos procurar responder o que esse suplemento faz, como faz, quando e por que devemos usa-lo.

 
O que é Glutamina?

A Glutamina é o aminoácido mais abundante encontrado no corpo. É chamada de aminoácido não essencial, pois é produzido pelo corpo, porém isso não quer dizer que ela não seja essencial literalmente. A Glutamina representa praticamente 60% do tecido muscular esquelético. Também é um combustível usado pelo aparelho digestivo e imunológico. 19% da molécula de glutamina é composto por nitrogênio, tornando-se assim um condutor primário de nitrogênio para dentro do músculo. É encontrada em altas concentrações no cérebro, músculos, intestino, pulmões, coração, rim e fígado, onde realiza múltiplas funções e é vital para o funcionamento correto.

 
Como o Nosso Corpo Utiliza a Glutamina?

A Glutamina é essencial em diversas funções. Entre elas:

1- Fonte primária de energia para o sistema imunológico.

2- Ela é convertida em ácido glutâmico no cérebro e promove a síntese de GABA (um neurotransmissor importantíssimo). Alguns especialista em neurociência acreditam que a Glutamina melhora a função mental.

3- Mantém a integridade estrutural e a saúde do revestimento intestinal.

4- Desempenha um papel importante na síntese de proteínas nos músculos.

5- Ajuda no controle do açúcar no sangue.

 
Por Que o Corpo Necessita de Glutamina?

O nosso corpo utiliza a Glutamina para transportar amônia e nitrogênio pela corrente sangüínea. Por isso nosso organismo tenta manter sempre constante a quantidade de Glutamina no sangue. Outro que se esforça para manter os níveis de Glutamina é o sistema digestivo, pois a mesma ajuda a lidar com dietas ricas em proteína.

Mas como o corpo mantém esses níveis? A maior fonte de Glutamina em nosso corpo são os músculos com 60% do total. Quando você pratica uma atividade física intensa, a quantidade que você precisa de Glutamina é maior do que a que está em circulação no seu sangue. Como seu organismo está no limite por causa do treino e não existe mais Glutamina no sangue, o corpo apela para as reservas que estão localizadas nos seus músculos. Com isso o organismo passa a quebrar a Glutamina armazenada e a envia para a corrente sangüínea. E é exatamente nessa circunstancia que a suplementarão com Glutamina é uma boa idéia.

Agora, pra ficar mais claro. Os níveis de Glutamina caem em até 50% após um treino intenso. Quando o tecido muscular esta debilitado (pós-treino), a Glutamina é solicitada para ajudar na síntese de proteína nas células musculares e com isso fazer o músculo crescer. Porém o músculo foi forçado a quebrar as reservas durante a atividade física, logo o corpo precisa produzir mais Glutamina para repor as reservas (quando você não usa suplemento). Essa produção pode levar varias horas, em alguns casos até dias para restabelecer os níveis de Glutamina. Logo o seu ganho de massa muscular será comprometido devido todo esse processo.

 
Glutamina e Massa Muscular
 

Glutamina e Massa Muscular:

A Glutamina desempenha um papel vital no metabolismo protéico, na volumização celular, no aumento da secreção de hormônio do crescimento (GH) e é um potente anti-catabólico. Logo tem um papel importante no ganho de massa muscular.

Principais benefícios:

1- Estimula a síntese de proteína através da doação de nitrogênio

2- Diminui o tempo de recuperação muscular.

3- Aumenta a produção de hormônio do crescimento.

4- Diminui o catabolismo muscular durante o exercício.

5- Aumenta a eficiência na reposição de glicogênio.

 
Qual a Dose Recomendada?

O protocolo usado pela maioria dos atletas é suplementar com 1-20 gramas de Glutamina por dia. Estudos mostram que o ideal são 5 gramas por dose, porém alguns atletas e estudiosos defendem o uso de até 10 gramas. Os horários recomendados são:

 
> Logo ao Acordar – 5 gramas de Glutamina logo após sair da cama ajudam a repor sua reserva de glicogênio com maior eficiencia.

> Pós-Treino – 5 gramas de Glutamina logo após o treino vai ajudar na recuperação e a repor a Glutamina gasta durante o treino.

> Antes de Dormir – 5 gramas antes de deitar ajuda a elevar os níveis de Hormonio do Crescimento durante o sono.

 
Esse é o protocolo mais defendido, porém existe um outro (citado aqui no Blog no artigo sobre Creatina) que também se mostrou eficientes em pesquisas. Ele consiste em utilizar a Glutamina antes, durante e depois do treino. Maiores detalhes no link Creatina.

 
Efeitos Colaterais?

A resposta é não. A maioria das pesquisas demostraram que o uso é completamente seguro.

 
Outros Benefícios da Glutamina:

A Glutamina é o principal combustível do sistema imunológico e ajuda no sistema intestinal (que faz toda a absorção de nutrientes que você come). Logo, os benefícios principais são os seguintes:

 
> Fortalece o sistema imunológico deixando você mais resistente a doenças e infecções.

> Ajuda a manter a saúde do intestino

> Melhora o humor.

> Ajuda a prevenir contra doenças neurodegenerativas.

> Melhora a memória.

 
Glutamina e Massa Muscular
 

 
Qualquer Pessoa Pode Suplementar com Glutamina?

Pesquisas mostram que pessoas diabéticas devem ter cuidado ao usar Glutamina, pois metabolizam a Glutamina de maneira anormal. O correto é, se você é diabético, conversar com o seu médico antes de iniciar uso.

 
Conclusão

Como vimos, a Glutamina é um aminoácido não essencial muito essencial, se o seu objetivo é ganhar músculos e ter uma boa saúde geral. A Glutamina aumenta a síntese de proteína, evita o catabolismo, fortalece o sistema imunológico, ajuda na saúde intestinal, melhora a capacidade mental, etc, etc. E o melhor de tudo, como a Creatina, a Glutamina é um suplemento de custo baixo e é facilmente encontrada em lojas de suplementos.

MUSCLEMASS.COM.BR
#TRAINHARD #NOEXCUSES

Referências:

1. Walsh NP, Blannin AK, Robson PJ, et al., Glutamine, exercise and immune function. Links and possible mechanisms. Sports Med 1998 Sep;26(3):177-91.

2. Rowbottom, D. G., D. Keast, P. Garcia-Webb, et al., Training adaptation and biological changes among well-trained male triathletes. Med Sci Sports Exerc Vol. 29, No. 9, pp. 1233-1239, 1997.

3. Rowbottom DG, Keast D, Morton AR. The emerging role of glutamine as an indicator of exercise stress and overtraining. Sports Med 1996 Feb;21(2):80-97.

4. McKenzie DC. Markers of excessive exercise. Can J Appl Physiol 1999 Feb;24(1):66-73.

5. Perriello G, Nurjhan N, Stumvoll M, et al., Regulation of gluconeogenesis by glutamine in normal postabsorptive humans. Am J Physiol 1997; 272 (3 Pt 1): E437-E445.

6. van Hall G, Saris WH, van de Schoor PA, et al., The effect of free glutamine and peptide ingestion on the rate of muscle glycogen resynthesis in man. Int J Sports Med 2000 Jan;21(1):25-30.

7. Bowtell JL, Gelly K, Jackman ML, et al., Effect of oral glutamine on whole body carbohydrate storage during recovery from exhaustive exercise. J Appl Physiol 1999 Jun;86(6):1770-7.

Atenção: É proibida a cópia ou alteração de qualquer texto, ou conteúdo dos sites MuscleMass. A cópia do material presente neste site está sujeita às penalidades do DMCA que podem gerar a exclusão do conteúdo do seu site dos resultados do Google. Caso queira fazer uso do material MuscleMass entre em contato conosco.