vitaminas

 

O Que são Vitaminas

As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças. Não podem ser digeridas pelo ser humano, exceto em quantidades não suficientes. A disfunção de vitaminas no corpo é chamada de hipovitaminose ou avitaminose. O excesso pode trazer problemas, no caso das vitaminas lipossolúveis, de mais difícil eliminação, é chamado de hipervitaminose. Atualmente é reconhecido que os seres humanos necessitam de 13 vitaminas diferentes, sendo que o nosso corpo só consegue produzir vitamina D.

O nome vitamina foi criado pelo bioquímico polonês Casimir Funk em 1912, baseado na palavra latina vita (vida) e no sufixo -amina (aminas vitais ou aminas da vida). Foi usado inicialmente para descrever estas substâncias do grupo funcional amina, pois naquele tempo pensava-se que todas as vitaminas eram aminas. Apesar do erro, o nome se manteve. As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos de acordo com sua solubilidade. Quando solúveis em gorduras, são agrupadas como vitaminas lipossolúveis e sua absorção é feita junto à da gordura, podendo acumular-se no organismo alcançando níveis tóxicos. São as vitaminas A, D, E e K. Já as vitaminas solúveis em água são chamadas de hidrossolúveis e consistem nas vitaminas presentes no complexo B e a vitamina C. Essas não são acumuladas em altas doses no organismo, sendo eliminada pela urina. Por isso se necessita de uma ingestão quase diária para a reposição dessas vitaminas. Algumas vitaminas do Complexo B podem ser encontradas como co-fatores de enzimas, desempenhando a função decoenzimas.

 

Classificação das Vitaminas

As vitaminas atualmente consideradas essenciais aos humanos são as seguintes:

 

Hidrossolúveis

As vitaminas hidrossolúveis são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos em que serão utilizadas. Como o organismo não tem capacidade para as armazenar, o excesso desse tipo de vitaminas é secretado (principalmente na urina). Deste modo, as vitaminas hidrossolúveis necessitam de reposição diária. Sendo que a vitamina A é boa para a pele, e sua ação é diretamente ligada a catalização de quatro hemoglobinas do sangue para auxiliar na ventilação do corpo.

Tiamina (vitamina B1)

Riboflavina (vitamina B2)

Ácido Pantotênico (vitamina B5)

Piridoxina, Piridoxamina e Piridoxal (Vitamina B6)

Ácido Fólico (vitamina B9)

Cobalamina (vitamina B12)

Ácido Ascórbico (vitamina C)

Biotina (vitamina Bh)

Niacina (vitamina PP)

 

Lipossolúveis

Este tipo de vitaminas necessita do auxílio de gorduras para serem absorvidas. . As vitaminas lipossolúveis mais importantes são: A, D, E, K. As vitaminas A e D são armazenadas principalmente no fígado, a vitamina E nos tecidos gordurosos e nos órgãos reprodutores. O organismo consegue armazenar pouca quantidade de vitamina K. Ingeridas em excesso, algumas vitaminas lipossolúveis podem alcançar níveis tóxicos no interior do organismo.

Vitamina A

Vitamina D

Vitamina E

Vitamina K

 

Dose Diária Recomendada (DDR)

De acordo com o FDA, os valores diáriosrecomendados para uma pessoa adulta são:

Vitamina A:5000 IU

Vitamina C (Ácido Ascórbico):60 mg

Vitamina D:400 IU (5 mcg)

Vitamina E:30 IU (15 mg)

Vitamina K :Homens 120 mcg e Mulheres 90 mcg

Vitamina B1 (Tiamina): 1.5 mg

Vitamina B2 (Riboflavina): 1.7 mg

Niacina: 20 mg

Vitamina B6 (Piridoxina): 2 mg

Folato: 400 mcg (0.4 mg)

Vitamina B12 (Cianocobalamina): 6 mcg

Biotina: 300 mcg (0.3 mg)

Vitamina B5 (Ácido Pantotenico): 10 mg

 

Referências

– Dose Diárias Recomendadas de Vitaminas. Traduzido por Dr. José Hamilton Vargas no site Saúde do Futuro.
– Vitaminas e polivitamínicos: como proteger sua saúde.