NO e Massa Muscular

NO e Massa Muscular

Você treina pesado no ginásio, a cada semana levanta mais peso, se alimenta de acordo com seu biótipo, toma seu shake pós-treino e pré-treino religiosamente, da o descanso necessário para o seu corpo se recuperar, ou seja, você está no caminho certo. Mas ai vem aquela pergunta: “O que mais eu posso fazer pra levar o meu corpo ao próximo estágio e para progredir mais rápido?”. Uma das coisas que podem te ajudar é um gás denominado Monóxido de Nitrogênio, mas popularmente conhecido como NO. Vamos descrever nesse artigo o que é NO, qual a substância mais utilizada para a liberação desse gás no organismo e o que ele tem a oferecer para melhorar a sua performance e seus ganhos de massa muscular. Agora chega de enrolação:

O que é Óxido Nítrico?

O Óxido Nítrico, ou Monóxido de Nitrogênio, é um gás de forma livre, produzido pelo corpo e que tem função sinalizadora intracelular e extracelular (neurotransmissão, defesa, motilidade celular, etc). A molécula do NO é composta por um átomo de Nitrogênio e um átomo deOxigênio e sua produção no corpo ocorre principalmente quando o aminoácido L-Arginina é convertido em L-Citrulina através de um grupo de enzimas conhecidas como Óxido Nítrico Sintetase (NOS), liberando assim o NO.

O que o Óxido Nítrico faz no Organismo?

Nos vasos sanguíneos, na parte interna, existe uma camada bem fina chamada de Endotélio. Na presença do Óxido Nítrico, o Endotélio faz as paredes dos vasos sanguíneos relaxarem, causando assim um efeito de vasodilatação. Essa vasodilatação vai aumentar o fluxo de sangue dentro dos vaso e com isso a pressão arterial vai diminuir. Por isso substância que promovem a liberação de NO são usadas no tratamento da pressão alta e problemas de ereção.

Por que usar NO como Suplemento?

Como falamos acima, o Óxido Nítrico promove a vasodilatação através do estímulo ao Endotélio. Quando isso ocorre, a parte interna dos vasos sanguíneos se dilatam aumentando assim o fluxo de sangue. O plasma sanguíneo é o canal através do qual os Aminoácidos, aTestosterona, o Hormônio do Crescimento (GH), Insulina e Vitaminas são transportados até chegarem aos destinos designados pelo seu organismo. No nosso caso vamos falar de um destino específico: “células musculares”. Quando treinamos intensamente e pesado nosso tecido muscular fica danificado e implorando por nutrientes. E o que o Óxido Nítrico tem com isso? Bom, quanto maior o fluxo sanguíneo, maior e mais rápida é a quantidade de substâncias despejadas em seus músculos, ou seja, mais rápido ele vai se recuperar.

Com um maior fluxo de sangue, também é maior a quantidade de Oxigênio circulante, que por sua vez ajuda a retirar toxinas (como a Amônia e Ácido Lático) dos músculos. Ahh tá, mas e dai? E dai que removendo essas substâncias dos seus músculos eles se recuperam mais rápido no intervalo entre as séries do seu treino. Um fluxo sanguíneo maior também possibilita a você fazer mais repetições antes que o músculo atinja a falha, o que resulta em um estimulo maior e consequentemente crescimento muscular.

Os suplementos mais modernos utilizam uma L-Arginina mais elaborada denominana Arginina AKG. Arginina AKG nada mais é do que o aminoácido Arginina acrescido de uma molécula de AlfaKetoGlutarato (AKG). O AlfaKetoGlutarato é um importante precursor do Ciclo de Krebs e segundo alguns (principalmente as propagandas de suplementos) faz com que a Arginina seja melhor absorvida pelo corpo, fazendo com que seus efeitos sejam potencializados. Porém ainda não é provado cientificamente que a adição de AKG a Arginina aumente a liberação de Óxido Nítrico no organismo.

NO e Massa Muscular

5 Motivos para Você Usar NO

1- NO aumenta a quantidade de nutrientes nos músculo:

Como já falado no artigo, o Óxido Nítrico dilata os vasos sanguíneos deixando um espaço maior para a passagem do fluxo de sangue. Como todos sabemos é pelo sangue que todos os nutrientes e hormônios são transportados. Logo, com mais sangue circulando, maior será a quantidade e qualidade do transporte dessas substâncias, formando assim um ambiente anabólico ideal para o crescimento muscular (se a sua dieta for boa, claro). Ah mas isso é tão importante? Se você quer ganhar massa muscular, é sim!

2- NO aumenta a utilização da Glicose:

Se você esta querendo queimar gordura corporal pode pensar em incluir suplementos que liberam NO na sua dieta. Um estudo realizado pelo American Journal of Endocrinology and Metabolism analisou o impacto do Óxido Nítrico no metabolismo da Glicose durante os exercícios físicos. Foram analisados dois grupos de homens (um deles sob efeito da L-Arginina, precursora do Óxido Nítrico) que realizavam exercícios aeróbios em circuito. Durante o treino foram medidos os níveis de Glicose e foi constatado que o grupo que havia utilizado a L-Arginina tinha mais Glicose circulando pelo corpo. Isso demonstra que fazer exercícios físicos sob o efeito do Óxio Nítrico aumenta a capacidade do organismo em tomar a glicose para usar como combustível. Além disso a pesquisa mostrou que aumentaram as concentrações de Ácidos Graxos Livres e de Glicerol no corpo, durante esse período de treino, nos homens que utilizaram a suplementação. Ah mas o que isso quer dizer? Quer dizer que o corpo queimou gordura através do processo de Lipólise (quando o organismo queima a gordura armazenada no corpo para gerar energia). Claro que esse efeito não é tão forte que justifique falar que “NO emagrece”, porém quando o assunto é perder gordura toda ajuda é válida.

3- NO melhora a performance em exercícios aeróbios:

Se você gosta de praticar esportes aeróbios, também pode se beneficiar dos efeitos do Óxido Nítrico. A maioria pensa: “Eu jogo bola, ou luto Jiu-Jitsu, pra que preciso desse negócio de NO!”. Pelo mesmo motivo que você o utiliza para a musculação, aumentar o fluxo sanguíneo e levar mais nutrientes e oxigênio para as células musculares. Quando você faz um exercício aeróbio seu corpo precisa abastecer seus músculos com oxigénio o tempo todo, quando isso não ocorre corretamente você perde rendimento e provavelmente vai ter uma cãibra (devido o acumulo de Ácido Lático). Utilizando um suplemento que ajude o corpo a produzir mais NO, você garante um maior fluxo sanguíneo e consequentemente mais oxigênio nos seus músculos, o que vai retardar a liberação de ácido láctico e fazer com que você tenha um alto rendimento por mais tempo (durante os exercícios).

4- NO reduz o cansaço durante o treino:

Quando você faz una atividade física intensa alguns metábolitos são despejados nos seus músculos, resultantes das equações químicas necessárias para que a contração muscular aconteça. Uma dessas equações queima as suas reservas de Oxigênio ocasionando a liberação de Ácido Lático no seu tecido muscular (como citado acima). Esse acumulo de resíduos é o responsável por você sentir os seus músculos mais fracos e cansados, o que atrapalha diretamente a performance. Na maioria das vezes esse cansaço é sentido como um ardor no músculo (que você está treinando), o que faz com que você, a cada série, consiga fazer menos repetições. Ah mas eu faço poucas repetições! Bom se você treina assim não vai sentir tanta diferença, agora se você treina com poucas repetições e muito peso, ou faz séries de 8 a 12 repetições, com certeza o excesso de metabólitos vai limitar o seu treino. Mas o que tem a ver o NO com toda essa história? O NO aumenta o fluxo sanguíneo, levando mais oxigênio para os músculos (retardando a liberação de ácido lático) e ajudando a tirar essas substâncias limitantes dos seus tecidos musculares fazendo com que seus treinos fiquem mais produtivos e anabólicos.

5- NO aumenta a sua capacidade de recuperação:

O NO aumenta o fluxo sanguíneo, consequentemente aumenta a entrega de oxigênio e nutrientes aos tecidos musculares. Segundo estudos um dos fatores mais importantes para a aceleração do processo de recuperação muscular é a abundância de nutrientes disponibilizados aos músculos após um treino intenso. Ou seja, mais fluxo de sangue, mais nutrientes nos tecidos musculares, mais rápida é a recuperação dos tecidos. Uma recuperação mais rápida entre os treinos significa força e intensidade máxima para o próximo treino. Isso é muito importante, pois trabalhar sempre no seu limite faz com que os ganhos venham mais rápido. Mas entenda bem, recuperação mais rápida não quer dizer que você pode treinar peito na segunda, terça e quarta! Respeite os descansos (é neles que seus músculos crescem) e entenda o seu biotipo (para saber quanto tempo de intervalo o seu corpo precisa para se recuperar), só assim você vai obter os ganhos que deseja.

Vamos abrir um parênteses gigante aqui: (Obviamente, se você não tomar um ótimo shake pós-treino e, na sequência, não fizer uma refeição sólida rica em nutrientes, seus resultados serão reduzidos e você vai ficar puto (por que NO é caro) e vai colocar toda a culpa no coitado do suplemento, saindo por ai bombardeando os fóruns de musculação com um monte de inverdades. Lembre-se! Só use um suplemento top se você tem uma boa dieta, treino intenso e bom descanso. Caso contrario evite gastar o seu dinheiro atoa).

Qual a Dose Recomendada?

As pesquisas mostram que não existe uma dose padrão, isso varia de organismo para organismo. O ideal é você encontrar o seu ideal, começando com poucas quantidades e subindo até atingir o nível desejado. Porém não abuse, doses muito elevadas de Arginina (e consequentemente NO) podem causar fraqueza, diarreia e náuseas. Na busca por sua dose ideal convém você levar em consideração que a carne, ovos, leite, whey proteín, etc que você ingere também contém L-Arginina.

Conclusão

Como vimos os NO’s podem dar uma boa ajuda no ganho de massa muscular e na melhora da performance durante períodos de treinos intensos. Porém, para obter esse benefícios, você precisa principalmente estar com uma excelente dieta. Não adianta nada dilatar as veias para transportar mais nutrientes para os músculos sendo que você não tem nenhum nutriente para levar. Seja inteligente! Primeiro acerte sua dieta e seu treino. Certifique-se que esta obtendo pelo menos 8 horas de sono por noite. Espere os resultados desse combo aparecer e quando notar que eles estão diminuindo procure um NO de boa qualidade. De qualidade mesmo!

Bons Treinos!

MuscleMassTeam


Artigos Relacionados

1- Tudo sobre Creatina

2- O Melhor Shake Pós-Treino Parte II

3- BCAA’s e Ganho de Massa Muscular

Referências:

1- Canny, BJ., et al. (2006). L-Arginine infusion increases glucose clearance during prolonged exercise in humans. American Journal of Physiology and Endocrinology Metabolism. Jan;290(1):E60-66.

2- Hibbs, JB; Taintor RR, Vavrin Z, Rachlin EM (1988). “Nitric oxide: a cytotoxic activated macrophage effector molecule”. Biochem Biophys Res Commun 157 (1): 87–94.

3- Hou, YC; Janczuk, A; Wang, PG (1999). “Current trends in the development of nitric oxide donors.”. Current pharmaceutical design 5 (6): 417–41.

4- Elizabeth Culotta and Daniel E. Koshland Jr (1992). “NO news is good news. (nitric oxide; includes information about other significant advances & discoveries of 1992) (Molecule of the Year)”. Science 258 (5090): 1862–1864.

5- Dessy, C.; Ferron, O. (2004). “Pathophysiological Roles of Nitric Oxide: In the Heart and the Coronary Vasculature”. Current Medical Chemistry – Anti-Inflammatory & Anti-Allergy Agents in Medicinal Chemistry 3 (3): 207–216.

6- Adams MR, Forsyth CJ, Jessup W, Robinson J, Celermajer DS. Oral arginine inhibits platelet aggregation but does not enhance endothelium-dependent dilation in healthy young men. J Amer Col Cardiology. 1995;26(4):1054-61.

7- Bloomer RJ, Smith WA, Fisher-Wellman KH. Glycine propionyl-L-carnitine increases plasma nitrate/nitrite in resistance trained men. J Int Soc Sports Nutr 2007;4(1):22.

8-Castillo L, Sanchez m, Vogt J, Chapman TE, et al. Plasma arginine citrulline, and ornithine kinetics in adults, with observations on nitric oxide synthesis. Am J Physiol. 1995;268:E360-367.

Atenção: É proibida a cópia ou alteração de qualquer texto, ou conteúdo dos sites MuscleMass. A cópia do material presente neste site está sujeita às penalidades do DMCA que podem gerar a exclusão do conteúdo do seu site dos resultados do Google. Caso queira fazer uso do material MuscleMass entre em contato conosco.