Ômega 3 e Massa Muscular

 

Desde o começo nós falamos aqui no MuscleMass da importância de se ingerir as gorduras boas. E não só para ganhar massa muscular, mas também para manter a saúde geral do nosso organismo. Porém em todo esse tempo nós não entramos em maiores detalhes, como costumamos fazer na maioria dos artigos, o que é indesculpável. Mas isso vai acabar agora! Estamos preparando alguns artigos sobre as gorduras boas e de como elas podem trazer benefícios pra você. Começaremos com esse artigo sobre o Omega 3, o mais popular dos Ácidos Graxos. Talvez você não saiba, mas dificilmente você vai encontrar em uma loja de suplementos um produto que ofereça tantos benefícios a sua saúde como o Óleo de Peixe. Vamos entender por que:

 
O Que é?

Omega 3 é um ácido graxo encontrado no tecido de Peixes oleosos (Salmão, Atum, Cavalinha, etc), Nozes, Castanhas, Azeite Extra Virgem, Ovos (gema), etc. Essa gordura é formada por 3 ácidos carboxílicos poliinsaturados, são eles: Ácido Alfa-Linolênico, Ácido Eicosapentaenóico (EPA) e Ácido Docosahexaenóico (DHA), os dois últimos responsáveis por toda a fama que se criou em torno do Omega 3 nos últimos anos. Os benefícios trazidos por esse ácido graxo são vários e para nós que estamos focados em melhorar nossa forma física aumentando a massa muscular e queimando gordura corporal ele se torna quase que essencial (no artigo sobre a Dieta e Treino do Stallone, o próprio Sly coloca o Omega 3 entre os “Big 5″ suplementos). Por isso elegemos aqui os principais motivos para você incluir Omega 3 em seu programa de nutrição. Vamos a eles:

 
1- Ajuda a Combater a Maioria das Doenças

Só por esse benefício suplementar com Omega 3 já se torna atrativo. De acordo com a Natural Medicines Comprehensive Database, o Omega 3 demostrou em pesquisa ser eficaz contra um grande número de doenças como: Hiperlipidemia, Hipertrigliceridemia, Hipertensão, Doenças Coronarianas, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Transtorno Bipolar, Artrite e Reumatóide, Psoríase, Dermatite Atópica, Ulcera, Sindrome de Behçet e da Síndrome de Raynaud. O Omega 3 também é usado para perda de peso, Asma, Câncer, Mênstruações Dolorosas, Doenças Pulmonares, Síndrome da Fadiga Crônica, Pré-Eclânpsia, Parto Prematuro, Gengivite, Insuficiência Renal, Cirrose, Hiperglicemia associada a Diabetes tipo 2. E a mais recente descoberta é que o Omega 3 é eficaz no tratamento de Hiperatividade, Dislexia e Dispraxia.

 
2- Melhora a Saúde das Membranas Celulares

O EPA e o DHA ajudam a manter as “Membranas Celulares” de todas as células de nosso corpo saudáveis. “Ah mas o que isso quer dizer?” Isso significa que, quando estão saudáveis, as membranas ficam mais flexíveis e com um número maior de Receptores de Insulina, fazendo com que o corpo utilize melhor a insulina circulante no corpo. O resultado é uma redução no armazenamento de gordura nos “Adipócitos” (células de gordura).

 
3- Ativa os Genes Lipolíticos

Isso quer dizer que os genes responsáveis pela queima de gordura serão ativados, ou seja, seu corpo passará a queimar mais gordura dos adipócitos.

 
4- Desliga os Genes Lipogênicos

Isso significa uma interrupção no armazenamento de gordura corporal.

 
5- Diminui as Proteínas C-Reativa

Estudos recentes demostraram que a Proteína C-Reativa esta associada a diversas doenças inflamatórias como a Aterosclerose, Angina, Doenças Coronárias, Ataque Cardíaco, Derrame, Insuficiência Cardíaca e Diabetes. O DHA, que faz parte do Omega 3, mostrou-se eficaz no controle dessa proteína maléfica.

 
6- Diminui a Pressão Arterial

O DHA também demonstrou em pesquisas ser capaz de reduzir a pressão arterial, aumentando a vasodilatação e reduzindo a inflamação vascular.

 
7- Ajuda na Recuperação Pós-Treino

O EPA, existente no Omega 3, tem um efeito anti-inflamatório que pode contribuir na recuperação muscular após um treino pesado e intenso. Esse também parece ser o motivo pelo qual o óleo de peixe é eficaz contra algumas doenças.

 
8- Maior Foco nos Treinos

O EPA regula o fornecimento de sangue ao Cérebro, o que é essencial para manter a atenção nos treinamentos com peso. O DHA, por sua vez, também contribui, só que de outra forma. Ele é importante para manter a saúde das Membranas do Cérebro, ajudando assim na Memória e na Função Cognitiva.

 
9- Maiores Níveis de Serotonina

O Omega 3 ajuda a aumentar os níveis de Serotonina (hormônio do prazer). Com a presença desse hormônio garantida no organismo, as chances de você ter Depressão, Ansiedade, Crises de Pânico, entre outros problemas correlacionados com a Serotonina diminuem muito.

 
10- Melhora na Função Cardiovascular

O Omega 3 ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL), Triglicérides, Fibrinogênio, Homocisteína e de quebra aumenta os níveis de colesterol bom (HDL), ajudando assim a manter a saúde do seus sistema cardiovascular.

 
11- Menos Stress
O Omega 3 é ótimos contra o Stress. A ingestão dessa gordura demonstrou, em estudos, regular a secreção de alguns hormônios relacionados ao Stress, como a Adrenalina, Aldosterona e Noradrenalina. Aparentemente, segundo as pesquisas, esse efeito se dá através da ação direta no sistema nervoso central e da manutenção do equilíbrio entre algumas funções metabólicas equilibrando assim esses hormônios e consequentemente diminuindo o Stress.

 
12- Ativa a Enzima Carnitina

A Carnitina (você já deve ter visto “Carnitina” em algum rótulo de suplemento para emagrecer) é a enzima responsável pela queima de Gordura Corporal.

 
13- Melhora a Resposta a Insulina

Isso quer dizer que seus níveis de açúcar no sangue não vão subir demais ou oscilar, o que vai evitar o acúmulo de gordura corporal nos adipócitos.

 
14- Aumenta a Vasodilatação

Esse benefício é ótimo! Tanto para a saúde do corpo quanto para o desempenho atlético. A vasodilatação acontece devido o aumento nos níveis de Óxido Nítrico, só que, diferente do que acontece com os NO’s, com o Omega 3 essa liberação é mais lenta e chegando ao seu pico cerca de 4 horas após a suplementação.

 
15- Fácil Acesso, Fácil Ingestão e Custo Baixo

O Omega 3 é um suplemento encontrado em qualquer farmácia, não precisa de receita médica, é de fácil ingestão (capsulas) e tem um custo bem acessível comparado aos outros suplementos.

 
Quanto Tomar?

“Mas qual seria a dose ideal de Omega 3?” Essa resposta vai variar de pessoa para pessoa conforme biótipo, objetivo, peso corporal e quantidade de exercícios praticados. Vamos entrar em mais detalhes em um próximo artigo falando exclusivamente de “Gorduras”. O que podemos adiantar é que a suplementação com Omega 3 deve ser algo em torno de 1 a 2 gramas três vezes ao dia junto as principais refeições. Se você é mais ativo fisicamente pode ingerir 2g/3 vezes ao dia. Se vai tomar apenas para manter a saúde em dia, o correto é 1g/3 vezes ao dia.

 
Conclusão

Você deve estar se perguntando: “Pra que eu vou comprar esse suplemento? Ele não parece fazer muitas coisas para o aumento de Massa Muscular”. Ai que você se engana! O Omega 3 e a maioria dos ácidos graxos essenciais estão envolvido em grande parte dos processos metabólicos do nosso corpo, ou seja, se faltar os processos não vão ser realizados com perfeição. Consequentemente menos anabolismo – menos massa muscular. Se você quer ganhar músculos e queimar gordura, uma das primeiras coisas a fazer é incluir esse tipo de gordura na sua alimentação e entre todas as gorduras boas que você pode ingerir, o Óleo de Peixe é a que oferece os maiores benefícios.

Ainda não está convencido sobre o que esse suplemento pode fazer pelos seus músculos? Vou citar aqui duas coisas: 1- Melhora a Função da Insulina (a Insulina está diretamente ligada ao ganho de massa muscular, é ela que leva os nutrientes para dentro das células musculares).  2- Recuperação Pós-Treino Mais Rápida (O EPA acelera o processo de recuperação muscular devido as suas propriedades anti-inflamatórias). Lembre-se! Tente tirar essa gordura entre a alimentação e a suplementação e não apenas de uma delas.

MUSCLEMASS.COM.BR
#TRAINHARD #NOEXCUSES

 
Referências:

  1. Wang C, Harris WS, Chung M, et al. n-3 fatty acids from fish or fish-oil supplements but not a-linoleic acid, benefit cardiovascular outcomes in primary and secondary prevention studies: a systematic review. Am J. Clin Nutr 2006;84:5-17.
  2. Mozaffarian D, & Rimm EB. Fish Intake, Contaminants, and Human Health: Evaluating the Risks and the Benefits. JAMA, October 18, 2006-Vol 296, No. 15.
  3. Zambón D, Sabate J, Munoz S, et al. Substituting walnuts for monounsaturated fat improves the serum lipid profile of hypercholesterolemic men and women. Ann Intern Med. 2000;132:538-546.
  4. MCKENNEY, J. and SICA, D, Prescription omega-3 fatty acids for the treatment of hypertriglyceridemia, American Journal of Health-System Pharmacy. 646:595-605, March 15, 2007.
  5. US Food and Drug Administration (September 8, 2004). FDA Announces Qualified Health Claims for Omega-3 Fatty Acids. Press release. Retrieved on 2006-07-10.
  6. Catherine H. MacLean, MD, PhD et al (January 2006). “Effects of Omega-3 Fatty Acids on Cancer Risk”. Journal of the American Medical Association 295 (4): 403-415. PMID 16434631. Retrieved on 2006-07-07.
  7. Lee Hooper et al (April 2006). “Risks and benefits of omega 3 fats for mortality, cardiovascular disease, and cancer: systematic review” (pdf). British Medical Journal 332: 752-760. DOI:10.1136/bmj.38755.366331.2F. Retrieved on 2006-07-07.
  8. Mate J, Castanos R, Garcia-Samaniego J, Pajares JM. Does dietary fish oil maintain the remission of Crohn’s disease: a case control study. Gastroenterology 1991;100:A228 [abstract].
  9. Kremer JM, Lawrence DA, Petrillow GF, et al. Effects of highdose fish oil on rheumatoid arthritis after stopping nonsteroidal antiinflammatory drugs. Arthritis Rheum 1995;38:1107-14.
  10. Peet M, Murphy B, Shay J, Horrobin D. Depletion of omega-3 fatty acid levels in red blood cell membranes of depressive patients. Biol Psychiatry 1998;43:315-9.
  11. Sinn, N and Bryan, J, Effect of Supplementation with Polyunsaturated Fatty Acids and Micronutrients on Learning and Behavior Problems Associated with Child ADHD, Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics. 28(2):82-91, April 2007.

 

Atenção: É proibida a cópia ou alteração de qualquer texto, ou conteúdo dos sites MuscleMass. A cópia do material presente neste site está sujeita às penalidades do DMCA que podem gerar a exclusão do conteúdo do seu site dos resultados do Google. Caso queira fazer uso do material MuscleMass entre em contato conosco.